Acada dez crianças moradoras de Três Lgoas, três estão vacinadas contra o sarampo. Segundo o Setor de Imunização, são 29% das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. O ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 95%. Em todo o Mato Grosso do Sul, a cobertura também é de alerta: 35%.
Segundo a pediatra da rede pública de saúde de Três Lagoas, Patrícia Matos, este cenário coloca em risco a saúde de toda a população com a vulnerabilidade do surgimento de um surto da doença. “O sarampo já voltou a circular no país. Há casos confirmados em diversos estados há quatro anos. Nenhum caso foi confirmado em Mato Grosso do Sul, mas com crianças desprotegidas, o risco de a doença surgir e na sua forma mais grave é aumentado”, explica.
De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, há um caso suspeito da doença em Três Lagoas e que ainda segue em investigação. “A vacina é de graça e está disponível para todas as crianças. A campanha foi, inclusive, estendida justamente para alavancar esses índices”, salienta.
Em Três Lagoas, as salas de vacinação nos postinhos funcionam a partir das 8h.