Quando um bebê nasce, uma mãe nasce. Prontos para o mundo e as aventuras que esta nova fase impõe. Entre elas: a amamentação.
Mas, apesar de estarmos em pleno ano de 2020, ainda existem muitas dificuldades e preconceitos sobre a amamentação; fórmulas, leite de vaca, "leite fraco", dar água para bebês, etc. E pior: julgamentos com as mães.
Segundo a médica pediatra, dra. Patrícia Matos, "a indústria batalha há anos pra chegar na excelência do leite materno e não consegue. Elas acham que chegam perto, mas não existe fórmula que consiga suprir o que o leite materno oferece para o bebê".
LEITE DE VACA
A pediatra deixa claro: "O leite da vaca é para o bezerro. Mas nós não podemos ser ignorantes e não entender as condições de cada um; mães que não conseguem ou não conseguiram amamentar, não têm condições. Então, o que deve ser feito neste caso? Ir até um pediatra, que nós vamos explicar como diluir o leite da vaca, porque ele é muito concentrado em proteínas, extremamente alergênico, pode causar insuficiências renais. Não precisa ser misturado com nenhuma outra fórmula. A dica é básica, peça ajuda", orienta.