Veículos de Comunicação

Educação

Preparado para o Enem? Especialistas orientam que é hora de revisão e manter a calma

A menos de um mês para o exame, professores e até psicólogos orientam que, neste momento de reta final, é hora para revisar as matérias

Professores e até psicólogos orientam que, neste momento de reta final, é hora para revisar as matérias - Reprodução/TVC
Professores e até psicólogos orientam que, neste momento de reta final, é hora para revisar as matérias - Reprodução/TVC

Falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Ao todo, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, 3.396.632 pessoas estão inscritas para as provas deste ano. Com a proximidade do exame, a ansiedade já tem tomado conta de centenas de estudantes que têm a expectativa de conseguirem acesso à universidade por meio do Enem.

Ansiosa, porém focada nos estudos, é o caso da estudante do terceiro ano do ensino médio, Nicole da Silva. A adolescente quer cursar psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). "Meu maior medo é com a redação. É difícil prever o tema e isso me apavora", conta.

Professores e até psicólogos orientam que, neste momento de reta final, é hora para revisar as matérias. "Não é para tentar aprender conteúdo novo. É hora de rever o que já aprendeu em todos os anos de ensino médio", instrui o professor de língua portuguesa, Rodrigo Andrade Pereira.

Como nas duas últimas edições, o Enem 2022 terá a versão impressa e a versão digital. Do total de inscritos, 3.331.566 farão a prova em papel, e 65.066, em computador. Os participantes receberão informações sobre a inscrição e sobre os locais de prova através do cartão de confirmação da inscrição, que poderá ser acessado na internet. O cartão ainda será divulgado pelo Inep. 

Os participantes do Enem farão provas de linguagens, ciências humanas e redação no primeiro dia de aplicação. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões.

No segundo dia de aplicação, resolverão questões de matemática e de ciências da natureza, em 5 horas de aplicação. As provas serão objetivas, com exceção da redação, que deverá ser escrita a mão, tanto na versão impressa quanto na versão digital.

Confira areportagem completa: