Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Aberta licitação para obras da Faculdade de Medicina

Edital de licitação foi publicado no início da semana no Diário Oficial da União

Laboratório de biologia servirá para o início das aulas de medicina -
Laboratório de biologia servirá para o início das aulas de medicina -

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu licitação para a contratação de empresa para elaborar o projeto básico e executivo para a construção  do prédio da Faculdade de Medicina de Três Lagoas. O edital de licitação foi publicado na edição da última segunda-feira no Diário Oficial da União. A empresa vencedora da licitação deve ser definida até o final de outubro.

Logo após esse processo, se não houver nenhuma contestação, será assinada a ordem de serviço para a empresa iniciar as obras. A modalidade de licitação será a de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), cujo orçamento da obra é sigiloso, divulgado apenas, após a homologação da empresa vencedora.


Em entrevista ao Jornal do Povo, a reitora da UFMS, Célia Maria Silva Correa Oliveira, disse que uma representante do Ministério da Educação (MEC) virá à Três Lagoas no mês de outubro verificar a situação dos laboratório de Enfermagem e Biologia , os quais deverão passar por reforma e adequações para atender o início do Curso de Medicina.


De acordo com o edital de licitação, a empresa vencedora do certame terá 12 meses para concluir a obra do prédio da Faculdade de Medicina, após a assinatura da ordem de serviço. Segundo a reitora, o MEC já liberou R$ 4 milhões para o início das obras. Entretanto, até que o empreendimento seja concluído, o curso, previsto para começar em março do ano que vem, terá as aulas iniciadas nos laboratórios de Biologia e Enfermagem, localizados no Campus II da UFMS. “Nos dois primeiros anos, não tem necessidade de o curso começar já no prédio próprio”, destacou.


A reitora informou que uma representante da coordenação de cursos do MEC já esteve em Três Lagoas para verificar a situação do local onde as aulas seriam ministradas até que o prédio próprio da Faculdade de Medicina ficasse pronto. Segundo Célia Maria, a funcionária do MEC teria dito que algumas adaptações poderiam ser feitas e o curso iniciado tranquilamente utilizando os laboratórios existentes no campus de Três Lagoas.


Entretanto, a reitora informou, que um professor da UFMS de Três Lagoas fez uma denúncia no Ministério Público Federal referente à situação desses laboratórios.  “Esse professor é contra a instalação do Curso de Medicina em Três Lagoas, por isso fez essa denúncia. Mas, nós estaremos procurando o Ministério Público para esclarecer que a UFMS vai providenciar a reforma e fazer as adaptações necessárias desses laboratórios”, adiantou.


ENEM
De acordo com a reitora, as vagas oferecidas para o Curso de Medicina terão validade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano.  Em novembro desse ano e fevereiro de 2014, estão previstos os concursos para a contratação de técnicos administrativos e professores para atender a demanda do Curso de Medicina. Serão 42 docentes e 45 funcionários para o administrativo.


HOSPITAL
Paralelo às obras de execução da Faculdade de Medicina, devem ser iniciadas também a construção do Hospital Regional. Esse por sua vez, será de responsabilidade do governo do Estado. O objetivo do governo federal de criar Cursos de Medicinas tem como finalidade interiorizar a medicina, com um plano de ampliação de vagas do ensino médico, objetivando combater determinadas assimetrias.