Estão abertas desde ontem (4), as inscrições para os interessados em ingressar no Curso Estadual Preparatório para o Vestibular (CEPV) em todo o Estado. De acordo com as informações da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), as inscrições deverão ser feitas via internet, pelo site oficial da SED, www.sed.ms.gov.br, de 4 (ontem) até às 17 horas do dia 20 de fevereiro.
Pelo formulário, o estudante poderá escolher em qual unidade deseja realizar o curso. A quantidade de vagas, segundo a SED, será divulgada de acordo com o índice de procura. Em Três Lagoas, a expectativa é de que sejam abertas em torno de 160 vagas. O número corresponde a quatro salas de aulas, mesma quantidade oferecida nos cursinhos do ano passado, como explicou a secretária, Maria Cristina Wagatuma, da Escola Estadual Fernando Corrêa, colégio habilitado para a realização do CEPV.
De acordo com ela, para participar, é essencial que o aluno esteja cursando o 3º ano do ensino médio – ou a última etapa do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino -, ou tenha estudado em uma escola pública. “O candidato deve preencher a ficha de inscrição, imprimir e anexar aos documentos necessários para comprovar o estudo na escola pública. Depois disso, se a demanda de candidatos for maior que o número de vagas, acontece uma pré-seleção”, explicou.
No ano passado, a lista de espera na escola Fernando Corrêa para ter acesso ao curso gratuito chegou a mais de 100 estudantes no 1º semestre – os cursos têm duração de seis meses. Já no 2º semestre, a lista foi bem menor: 29 candidatos. “Mas, a maioria, para não dizer todos, consegue entrar. O curso tem algumas regras, como o limite de faltas [apenas 5 durante todo o semestre] que excluem o cursando automaticamente e chama o próximo da lista. Além disso, muitos desistem, dando a vaga para aqueles que estejam dispostos a estudar”, completa Cristina.
Porém, a desistência não é o mais indicado para aqueles que queiram conquistar uma vaga em uma universidade. Cristina confessa não possuir o número exato de alunos do CEPV que ingressaram numa faculdade no ano passado, mas garante que o índice de aprovação é alto. “Muitos conseguiram, posso dizer que mais da metade”, diz, arriscando um palpite.
Conforme a Secretaria de Educação, as aulas deverão iniciar no dia 9 de março. A previsão é que uma capacitação seja ministrada aos professores do CEPV antes do início do cursinho. Mais informações pelo site oficial da SED. (R.P)