A Fibria ampliou o programa PVE (Parceria Votorantim pela Educação) em Mato Grosso do Sul. Neste ano, o programa retoma as ações em Brasilândia, Água Clara e Selvíria e, pela primeira vez, será realizado em Aparecida do Taboado.
A expectativa é de que cerca de 10.300 alunos das quatro cidades sejam impactados durante as ações do programa, que contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Fibria atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional. O número é mais do que o dobro dos alunos que participaram das ações do PVE em Brasilândia, Água Clara e Selvíria no ano passado.
O PVE 2018 chegará a 40 escolas e contará com a capacitação de 502 professores, diretores e coordenadores escolares na região, com o tema “Gestão com Foco na Aprendizagem”. O mote da mobilização será a leitura, com trabalhos de engajamento das lideranças, estudantes e famílias em prol do incentivo à leitura como meio de aproximação dos mesmos com o universo escolar e dos alunos, além de um plano de ação com foco nas necessidades locais com alto potencial de mobilização.
O PVE foi aplicado em 53 municípios de 16 estados brasileiros no ano passado e tem proporcionado uma efetiva melhora na nota dos municípios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação (MEC) que mede a qualidade do aprendizado nacional e ajuda a estabelecer metas para melhoria do ensino público. O programa provocou a aceleração em 38% nos resultados do Ensino Fundamental I e 45% nos resultados do Ensino Fundamental II nas cidades em que está presente, em relação aos demais municípios brasileiros.
No centenário da Votorantim, a empresa estabeleceu a educação como causa prioritária e ampliou o programa para 105 cidades. A previsão é que 350 mil alunos entre 6 e 14 anos sejam beneficiados, nos 17 estados brasileiros onde a Votorantim está presente por meio de seus negócios.
O início do PVE 2018 ocorreu com a realização de uma oficina de pactuação em fevereiro, em São Paulo. O encontro teve a presença dos secretários de educação e técnicos da secretaria escolar, além dos mobilizadores de cada cidade, que debateram sobre como a gestão eficiente favorece o aprendizado e a importância da participação da família e alunos na educação.
A agenda de atividades junto aos gestores educacionais e escolares começa em março – em Selvíria. A partir de abril, Aparecida do Taboado, Brasilândia e Água Clara iniciam os trabalhos. Serão quatro ciclos formativos até novembro.
“As ações do PVE vêm trazendo contribuições importantes para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública de Brasilândia, Água Clara e Selvíria. O objetivo é intensificar a atuação, envolvendo cada vez mais a comunidade, e temos convicção que os bons resultados obtidos se repetirão também em Aparecida do Taboado”, afirma Flávia Tayama, coordenadora de Sustentabilidade da Fibria.