Um acordo entre líderes dos sindicatos de patrões e empregados do comércio varejista definiu o funcionamento das lojas de Três Lagoas nesta sexta-feira, feriado estadual, e no sábado, feriado religioso. O acordo saiu de reunião realizada dia 2 de outubro, após manifestações de comerciantes que temem perda de faturamento com a sequência de datas com trabalho facultativo.
A negociação incluiu o funcionamento em horário diferenciado desde a quinta-feira (10), quando lojas puderam funcionar das 8h às 19h. Hoje, as empresas podem abrir das 8h às 18h.
Para amanhã, feriado católico de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, o comércio não deverá funcionar, exceto empresas com horário diferenciado, como postos de combustíveis, farmácias e supermercados. O acordo define que as empresas que forem abrir no sábado devem informar ao Sindicato do Comércio Varejista.
As horas extras serão pagas em dobro em novembro.
Os próximos feriados nacionais serão o Dia de Finados, 2 de novembro – um sábado – e 15 de novembro, Proclamação da República, uma sexta-feira.
Veja entrevista do presidente do sindicato patronal, Sueide Silva Torres.