O Diário Oficial do Estado publicou ontem (29) retificação da Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul), sobre as exigências a serem cumpridas pelas empreiteiras que participam da licitação para construção do contorno ferroviário de Três Lagoas.
No mesmo aviso, de número 002/2010, a Agesul informa que a nova data para entrega dos envelopes com as propostas das empreiteiras será no dia 7 de maio às 10h30, na sala de reuniões da Agesul, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Nesse mesmo dia, será publicado o aviso de divulgação das empreiteiras habilitadas e aquela que deverá ser contratada.
A data prevista no aviso de número 001/2010 seria hoje (30). No entanto, devido à retificação de exigências a serem cumpridas na licitação, a data foi prorrogada. A mudança está na exigência de comprovação de experiência em obras semelhantes. No primeiro aviso, era necessário comprovar obra semelhante, com uma extensão de 12 km. No novo aviso, a comprovação de experiência foi reduzida para obra de 6,2 km.
O aviso de lançamento da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 25 de fevereiro, e o prazo para entrega das propostas terminaria no dia 31 de março.
O governador André Puccinelli tem comentado, em diversas oportunidades, que a obra do novo contorno ferroviário de Três Lagoas é “uma obra emblemática do governo do Estado no Município”. O total de investimentos, na ordem de R$ 33 milhões, é resultado de convênio do governo do Estado com o governo Federal, através do Ministério dos Transportes.
Ao término desta obra, prevista para ficar pronta ainda neste ano, será possível a retirada dos trilhos da região central da cidade, expandir o desenvolvimento imobiliário urbano sem a divisória da linha férrea e garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, que diariamente precisam atravessar a estrada de ferro.
O espaço do traçado da antiga linha férrea poderá receber modernos projetos de reurbanização e transformado em área de convívio e lazer para a população de Três Lagoas.
Mais informações em nossa edição impressa