Um adolescente de 16 anos, praticamente nasceu de novo após sobreviver a uma descarga elétrica em uma rede de alta tensão ao tentar pegar uma pipa na tarde deste domingo (1) na rua Jamil Jorge Salomão, no bairro Jamil Ville, região Sul de Três Lagoas.
O adolescente brincava com colegas em frente a casa que mora, enquanto o pai realizava reparos em um tubo de esgotamento de águas de chuva que escola a água do quintal, para a rua o homem utilizava algumas barras de ferro e alumínio na tentativa de desentupir o esgoto, quando seu filho ao ver a pipa enroscada na fiação elétrica, tentou retirá-la e acabou sofrendo um choque.
O adolescente que estava descalço viu uma das barras de metal que o pai utilizava e na tentativa de resgatar a pipa, pegou uma escada de metal, subiu e tentou alcançar a pipa com a barra de metal. Neste momento a rede elétrica que tem uma energia estimada de 13 mil volts(13kva), descarregou no rapaz uma corrente elétrica causando lhe, lesões e o derrubando da escada.
Felizmente o adolescente sofreu ferimentos leves como queimaduras nas mãos, pescoço, pés e escoriações nas costas. A Polícia Militar que realizava rondas pelo bairro Parque São Carlos, chegou primeiro no local e manteve a área isolada, até o resgate da vítima que foi levada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o Hospital Auxiliadora. O adolescente estava consciente e orientado.
Uma equipe da Elektro S.A. distribuidora de energia da nossa cidade, foi ao local e após se aparamentarem e com o desligamento da rede elétrica, realizaram a retirada da pipa e da linha de náilon, para evitar novos acidentes e também curtos na rede.
A equipe de técnicos da Elektro que atenderam a ocorrência, ficaram impressionados com a situação e relataram que acidentes como esse, é muito difícil a vítima conseguir escapar com vida, devido a descarga elétrica ser muito alta, e mesmo seguindo todos os protocolos de segurança e utilizando os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), o manuseio na rede de 13kva, sempre é feita após o desligamento da energia geral, já que mesmo todos aparamentados, os riscos de choques sempre serão altos.