Os agentes que participaram do curso de qualificação, estão intensificando, em parceria com a Polícia Militar, a fiscalização no trânsito de Três Lagoas. Segundo o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, a intenção é ensinar, na prática, métodos de abordagem de veículos e checagem de dados. “As blitzes sempre forma realizadas em Três Lagoas. O que está acontecendo agora é que estamos aproveitando essa oportunidade [curso] e maximizando os serviços de fiscalização. Dois dos nossos focos principais são as autuações de condutores não habilitados e os motoristas embriagados ao volante”, disse.
Até o terceiro dia do curso e, consequentemente, das blitzes realizadas no município, o número total de apreensões de veículos já somavam 20. De acordo com Monari, a maioria desses veículos é constituída de motos. Em relação às autuações, a grande parte continua sendo de condutores não habilitados. Ao todo, foram oito os casos registrados.
De acordo com a diretora do Departamento de Trânsito Municipal (Deptran), Creuza Ramos Monteiro Ferreira, o curso é fundamental para agentes de trânsito. Sem ele, não é possível a fiscalização do trânsito no município. Após a conclusão do curso, os agentes já estarão aptos para isso.
Ao todo, participam do curso os cinco agentes municipais de trânsito, cinco policiais civis e 20 policiais militares, que fazem aulas práticas e teóricas, com uma carga horária total de 130 horas/aula. O curso teve início na manhã da última terça-feira, no Plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas, e será encerrado no dia 15 de abril.
EMBRIAGUEZ
O tenente-coronel ainda informou que, os casos de condutores com sinais de embriaguez aumentaram consideravelmente em relação ao ano passado. No primeiro trimestre de 2012, foram registradas 40 autuações desse tipo de infração contra 56 no primeiro trimestre deste ano.