O Departamento Municipal de Trânsito (Deptran) de Três Lagoas está reformulando o sistema de autuação dos Agentes de Trânsito por meio de inserção do talonário eletrônico. Os cinco agentes do departamento receberam treinamento para utilizar o novo equipamento, na manhã da última quinta-feira.
Três Lagoas
Agentes do Deptran utilizarão Talonário Eletrônico para fazer autuações
De acordo com a diretora de Educação no Trânsito, Creuza Ramos, inicialmente foram adquiridos três aparelhos que serão revezados entre os cinco agentes. Mas, em breve, o Deptran irá adquirir mais dois equipamentos. “Assim, cada agente terá o seu talonário eletrônico”, frisou.
Na avaliação de Creuza, com este talonário é possível diminuir o tempo das autuações, além de gerar menos inconsistência no auto de infração, ou seja, a equipe que lança as multas no sistema não terá problemas com letras ilegíveis dos agentes no momento de transferir o número da placa do talão manual para o computador.
AUTUAÇÕES
Segundo Creuza, de abril até a manhã desta quinta-feira, foram feitas 540 autuações. A profissional informou que a população três-lagoense, ao ser flagrada cometendo uma infração, é consciente de seu erro. Por conta disso, dos 540 motoristas autuados, nem 1% deste total recorreu da multa.
MAPEAMENTO DE ACIDENTES
Outra melhoria para o Deptran será o georreferenciamento do mapeamento de acidentes da cidade que será sistematizado. “Tínhamos este mapeamento no papel, agora o departamento terá acesso via um link que indicará os locais da cidade com maior índice de acidentes, colisões com e sem vítimas e ainda os locais de infrações mais frequentes”, explicou Creuza. E continuou: “A espinha dorsal de qualquer departamento de trânsito é a estatística, pois através dela fazemos a engenharia e educação no trânsito, por isso este mapeamento é importante”.
No entanto, a diretora alerta para que a população faça a parte dela. “O Deptran procura estar equipado e dispor da infraestrutura necessária para fazer um bom trabalho. Porém, é preciso que motoristas, ciclistas e pedestres façam a parte deles mudando comportamentos para garantir a segurança no trânsito”, concluiu.