Veículos de Comunicação

Maracaju

Agepan fiscaliza distribuição de energia elétrica na região

Fiscalização aconteceu nos cinco municípios abastecidos pela concessionária

Serviço de os prazos para a correção dos níveis de tensão, segundo os fiscais - Arquivo
Serviço de os prazos para a correção dos níveis de tensão, segundo os fiscais - Arquivo

A qualidade do serviço oferecido pela concessionária de Energia Elétrica (Elektro) em municípios da região do Bolsão vem sendo fiscalizada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan). De acordo com a assessoria, a fiscalização teve início em março e abrange os municípios atendidos pela empresa, como Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia e Selvíria.

Desde então, a equipe da Câmara Técnica de Energia (Catene) já executou as etapas de abertura da fiscalização, reuniões e levantamento de dados da fiscalização na sede da concessionária em Campinas (SP) e a fiscalização de campo nos cinco municípios. Agora, está na fase de elaboração do Relatório de Fiscalização onde serão apontadas as Constatações, Não Conformidades, Determinações e Recomendações.

Ainda segundo a Agepan, na fiscalização são colhidos os dados relativos a qualidade da energia elétrica distribuída e a qualidade dos serviços. Entre as avaliações, foram feitas inspeções técnicas parciais nas redes de distribuição dos cinco municípios e inspeções em todas as subestações que atendem a esses municípios: Em Três Lagoas, a Subestação (SE) Três Lagoas, SE Elevadora Jupiá e SE Garcias; em Anaurilândia, SE Anaurilândia e SE Taquaral; em Santa Rita do Pardo, SE Santa Rita do Pardo (em ampliação); e em Brasilândia, SE Brasilândia. O município de Selvíria é atendido através da SE da Elektro de Ilha Solteira.

Os técnicos incluíram nessa fiscalização a avaliação das RNTs (Reclamações de Nível de Tensão), que verifica a correção de problemas sentidos e reclamados pelo consumidor em relação aos níveis de tensão da energia que ele está recebendo. Além de normalizar esses níveis, a legislação vigente também estabelece que a concessionária faça a compensação financeira – dentro dos prazos – aos consumidores cujas unidades residenciais apresentaram os indicadores NT fora dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Em análise preliminar, a fiscalização detectou que os prazos para a correção dos níveis de tensão estão deixando a desejar e que o serviço de poda de árvores para manter as condições ideais das redes (continuidade de fornecimento e segurança) precisa ser intensificado.

Essas e outras constatações serão avaliadas no Relatório da Fiscalização e comunicadas à concessionária, podendo ser apontadas como não conformidades. Em caso positivo, a empresa será comunicada e terá prazo para se manifestar e realizar as correções.

GERAÇÃO

Neste mês de abril, a Agepan também iniciou o ciclo de fiscalização na Geração de Energia. A equipe está visitando, inicialmente, unidades geradoras no município de Chapadão do Sul, começando por três PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas): Alto Sucuriú, Porto das Pedras e Buriti.

Até o fim do ano, serão fiscalizadas um total de 21 geradoras, sendo 6 Usinas Termelétricas (UTE) em operação, 6 UTEs em construção ou ampliação, 2 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), 6 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e 1 Usina Hidrelétrica(UHE).