Agosto Branco é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de pulmão, o tipo da doença com maior incidência e maiores taxas de mortalidade no mundo. Exames de rastreamento e o acompanhamento médico com foco no diagnóstico precoce pode aumentar consideravelmente as chances de cura da doença.
Quando se fala de prevenção, não fumar segue como uma das formas mais efetivas de se evitar a doença, que costuma ser bastante agressiva. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 30 a 50% dos cânceres podem ser evitados através do combate ao tabagismo e a adoção de hábitos saudáveis.
O quadro CBN Saúde desta quinta-feira (4), conversou com o cirurgião oncológico da Unimed Campo Grande, Dr. Cezar Augusto Vendas Galhardo, que falou mais sobre a enfermidade.
“O câncer de pulmão é uma doença muito fatal. De todos os casos de câncer de pulmão, cerca de 85% estão ligados ao tabagismo. Tirando o câncer de pele, o câncer de pulmão no mundo é o mais incidente em homens e mulheres, no Brasil ocupa segunda e terceira posição. Em 2022, a estimativa é que tenha no Brasil 30 mil novos casos e uma mortalidade de 28.600 pacientes”, afirmou o médico.
Veja a entrevista completa: