O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanham, nesta quarta-feira (8), a visita técnica do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, às instalações da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), em Três Lagoas.
A delegação chegará à cidade no final da manhã e fará uma visita técnica na obra. Após, as autoridades concedem entrevista à imprensa.
Depois da visita em Três Lagoas, a delegação seguirá para Campo Grande onde participará de uma reunião fechada com a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (Fiems). Na sequência as autoridades participam de um encontro com 180 empresários do Estado.
Processo
A construção da UFN3 teve início em 2011 e foi paralisada em dezembro de 2014 com 81% de conclusão.
Em 2017, a estatal colocou a UFN3 à venda e disse que não tinha mais o interesse em continuar no segmento de fertilizantes, mas neste ano, na revisão do Plano de Investimentos, voltou a colocar produtos petroquímicos e fertilizantes como prioridade.
Uma empresa russa chegou a manifestar interesse na compra da fábrica. Negociações foram iniciadas, mas não concluídas porque o Plano de Negócios proposto pelo potencial comprador seria o de adequá-la a uma uma indústria misturadora de fertilizantes.
O processo de venda foi encerrado e agora, em novembro, a UFN 3 deve ser incluída no Plano de Investimentos da Petrobras. A fábrica foi projetada para produzir 1,2 milhão de toneladas de ureia e 761.000 toneladas de amônia por ano.