Com o aumento de casos confirmados do novo Coronavírus e dos leitos de UTI com 100% de ocupação em Três Lagoas, e em todo Mato Grosso do Sul, a secretária municipal de Saúde, Maria Angelina Zuque, disse em entrevista ao RCN Notícias, que a situação da Covid- 19 é “super preocupante”.
MS tem a maior alta de casos da Covid-19 no país e nos últimos dias tem apresentado aumento de pessoas infectadas. Por conta disso, a secretária municipal de Saúde fez um alerta para que a população continue evitando aglomerações e mantendo hábitos de higiene, como lavar bem as mãos, usar álcool em gel e máscaras para evitar a proliferação e aumento de casos.
Em Três Lagoas, segundo a secretária, atualmente existem dez leitos habilitados e todos estão ocupados. O município dispõe de equipamentos para habilitação de mais leitos, porém, neste momento, o hospital está com dificuldades para contratação de profissionais.
No início da pandemia era 30 leitos habilitados, mas o Ministério da Saúde desabilitou. No início da pandemia apenas dez foram utilizados. A secretária disse que o hospital tem os 30 equipamentos disponíveis, mas não tem os profissionais necessários.
“O Estado está com todos os leitos comprometidos. Hoje a situação da assistência é mais crítica do que no início da pandemia. Em contrapartida, estamos vendo a colaboração da população menor que antes”, disse a secretária.
Em razão do aumento de casos e do número ativos de pessoas em tratamento contra a Covid, a secretária adiantou que algumas flexibilizações que foram feitas em relação a algumas atividades e funcionamento serão revistas.