Em todos os estados do país, o cenário do Covid-19 está se agravando com o aumento no número de casos, além de hospitais abarrotados. Muitas unidades já estão com 100% de ocupação dos leitos, com registros de pacientes até mesmo aguardando nos corredores. A situação alarmante tem levado gestores em conjunto com os Comitês de Enfrentamento à doença a tomarem medidas mais rigorossas de biossegurança.
Um exemplo é Campo Grande. Na quinta-feira (18), o prefeito Marcos Trad anunciou, após uma reunião com representantes do comércio e diversos segmentos, que vai antecipar feriados para próxima semana. São cinco feriados que passam a valer entre os dias 22 e 28 de março, com o objetivo de conter a disseminação do vírus, que já provoca um colapso na saúde. Funcionariam nesse período apenas serviços considerados essenciais. No entanto, o novo decreto com as medidas restritivas ainda não foi publicado e deverá ser divulgado ainda nesta sexta-feira (19), no portal Diário Oficial do Município.
Na lista de feriados estão : 2 de abril (Sexta-Feira Santa); 21 de abril (Tiradentes); 13 de junho (Santo Antônio); 26 de agosto (aniversário de Campo Grande) e 7 de setembro (Independência do Brasil).
Em Três Lagoas, a prefeitura informou que vai manter o feriadão da Semana Santa, com ponto facultativo na quinta-feira (1°), véspera do feriado. Ela segue a mesma determinação do governo estadual. A decisão do Executivo da capital pode gerar reflexos em diversas cidades de Mato Grosso do Sul, já que 44 delas estão na faixa vermelha (do Programa Prosseguir) por conta do aumento do número de moradores infectados e ocupação de leitos de UTI públicas para atendimento dos casos de Covid.
Mato Grosso do Sul já atingiu o maior número de pessoas internadas em razão da Covid-19 de toda a pandemia. O estado sul-mato-grossense registra nesta sexta-feira (19), 198.795 casos, destes 1.254 casos novos. O vírus ceifou 3.740 vidas no estado.
TRÊS LAGOAS
Em Três Lagoas, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 junto à Promotoria se reúne periodicamente para discutir as fiscalizações para cumprimento do decreto estadual e a melhor forma de enfrentamento contra o vírus, na intenção de amenizar os danos que o vírus tem causado.
Três Lagoas atingiu recordes de internações, e nesta semana houve aumento considerável nos dois hospitais da cidade e na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). O município possui 30 leitos.
Os horários das unidades de saúde dos bairros foram estendidos até ás 21h para que pacientes com sintomas leves possam ter melhor acessibilidade para um prévio diagnóstico.