As altas temperaturas registradas no mês de janeiro elevaram o consumo de energia das classes residencial e comercial em 8,3% nas 228 cidades atendidas pela Elektro, incluindo Três Lagoas, comparado ao mesmo período de 2013.
Três Lagoas
Altas temperaturas elevam consumo de energia em janeiro
Aparelhos no ambiente - Lâmpadas e equipamentos eletrônicos em geral, como monitores de computador
O calor excessivo também alterou o horário de pico de consumo de energia, que agora está entre 14h30 e 15h30. O ar condicionado é o aparelho mais utilizado e está sendo o grande vilão da conta de luz. O aparelho fica ligado, em média, oito horas por dia. Essa média pode chegar a 10 horas nos dias mais quentes.
Para evitar o desperdício do consumo de energia, a Elektro reforça dicas simples que poderão fazer muita diferença na conta do próximo mês. Segundo o engenheiro especialista em eficiência energética, Evandro Romanini, o momento da escolha do aparelho é muito importante. “Confira se o ar condicionado possui o selo Procel de consumo reduzido.”.
DICAS
Mantenha o ambiente fechado – É importante evitar a entrada de ar externo no local que está sendo refrigerado, para não “forçar” o aparelho. Por isso, mantenha portas e janelas fechadas.
Limpeza – A sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais.
Use com consciência – Sempre desligue o ar-condicionado quando você se ausentar do ambiente por muito tempo.
Aparelhos no ambiente – Lâmpadas e equipamentos eletrônicos em geral, como monitores de computador, emitem calor e demandam mais do ar-condicionado. Por isso, não os deixe ligados desnecessariamente.
Regule o termostato – Evite o frio excessivo, regulando o termostato entre 22 e 25ºC.