A aluna do segundo ano de Jornalismo da AEMS, Laila Rebecca, teve o seu artigo aceito para ser apresentado no XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste, o Intercom. Com o objetivo de fortalecer o ensino e a pesquisa na região, o evento irá trazer vários debates e o tema será “Comunicação e Cidade Espetáculo”.
O artigo científico produzido pela aluna tem como título, “Artesanato: o espelho do três-lagoense: folkcomunicação, identidade e resistência”. Para Laila, “isso mostra a qualidade do curso de Jornalismo da AEMS. Fui orientada pelo professor da disciplina de teoria da comunicação II, Rafael Furlan e estou muito feliz. Ter o contato com a folkcomunicação é algo que fez com que eu apaixonasse pelo tema”, finaliza.
Para o coordenador do curso de Jornalismo da AEMS, Rafael Furlan Lo Giudice, “o tema dessa pesquisa surgiu em uma aula onde discutimos folkcomunicação. Apresentar o pensamento dos teóricos possibilitou com que os alunos criassem diversos produtos e apresentassem. Foi muito produtivo, pois cada grupo aplicou a teoria em várias classes sociais. O grupo da Laila veio com um ensaio e transformamos em artigo. A aluna buscou nos 100 anos de Três Lagoas pesquisar o artesanato como processo de comunicação”, conclui.
O congresso irá atrair pesquisadores de várias cidades e de diversas vertentes comunicacionais como: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio e TV. Os participantes poderão participar de conferências como: imprensa e cidade: perspectivas históricas; mídias, cidade e subjetivação do espaço urbano; além de oficinas e apresentações.
Grandes pesquisadores do jornalismo já confirmaram presença. Dentre eles estão Sérgio Araújo de Sá (UNB), Luciene de Oliveira Dias (UFG), Marcos Paulo da Silva (UFMS), Sônia Virgínia Moreira (UERJ), entre outros.