Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Alunos colocam em prática treinamento contra incêndio

Seiscentos e quarenta alunos de cinco a 12 anos participaram do simulado na manha desta quinta feira

O início de um incêndio na cozinha da escola municipal Professor Ramez Tebet, fez com que a direção em conjunto com a equipe pedagógica tomasse medidas urgentes. Imediatamente, o sinal do colégio soou, os estudantes saíram de mãos dados e enfileirados rumo ao pátio. O Corpo de Bombeiros foi acionado via telefone de emergência 193, e em poucos minutos uma equipe do 5º Grupamento dos Bombeiros (5º GB) estava na unidade escolar. Entretanto, toda esta simulação faz parte de um treinamento sobre princípio de incêndio pré-determinado entre equipe escolar e o 5º GB. A ação foi realizada, na manhã desta quinta-feira.

No entanto, antes do simulado, ou melhor, na semana passada, os 640 alunos da escola, de cinco a 12 anos, participaram de uma palestra ministrada pelos militares enfocando a profissão Bombeiros. Após, a apresentação os estudantes receberam treinamento sobre como agir diante de situações de pânico, por exemplo, incêndio. Segundo o comandante do 5º GB, major Leandro Mota Arruda, em locais como este o ideal é que os professores em companhia das crianças, todos de mãos dadas – para evitar tumulto – procurem uma rota de fuga. No caso desta escola, o local seguro nesta situação era o pátio. Porém, é preciso manter a calma, mas, ao mesmo tempo, agir rápido. Durante o treinamento ficou estabelecido, específico para a Ramez Tebet, que o tempo máximo de escoar os estudantes da sala até o pátio seria de quatro minutos.


Para a diretora Ruth Emília Gelre Capelo, a partir deste treinamento ministrado pelos Bombeiros, todos na escola estão capacitados para agir diante de um princípio de incêndio. “Lógico, que os funcionários da escola tomam medidas de segurança para evitar acidentes. Espero nunca ter que colocar em prática (de verdade) este treinamento, porém, a ideia de saber agir diante de situações de pânico foi positiva”, disse.


TREINAMENTO
Conforme o oficial, o ideal é que todas as escolas de Três Lagoas façam este treinamento. “A equipe do 5º GB espera não ser chamada para atender nenhuma ocorrência de incêndio em colégios na cidade. Mas, se infelizmente acontecer o ideal é que equipe escolar e estudantes tenham sido capacitadas para agir mediante uma situação de pânico”, frisou. E continuou: “Na Ramez Tebet, por exemplo, o treinamento foi de grande valia. Eles tinham até quatro minutos para desocupar as salas e se dirigir até o pátio. Mas, conseguiram, no simulado, reduzir o tempo para três minutos e meio. Estão todos de parabéns”.


O comandante ainda informou, nos casos de incêndio na maioria das vezes o pânico mata mais do que o próprio incidente. “Por isso, a importância dos treinos e simulados”, disse Arruda.


Segundo Arruda, os diretores de escolas de Três Lagoas podem solicitar via ofício o treinamento do 5º GB em sua unidade escolar. Com base no cronograma das instituições todas as solicitações serão atendidas.