Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Alunos da rede pública retornam às aulas

Aproximadamente 25 mil alunos voltaram para as salas de aula nas escolas municipais e estaduais

-
-

Essa quarta-feira foi dia de volta às aulas na rede pública de ensino de Três Lagoas. Aproximadamente 25 mil alunos voltaram para as salas de aula nas escolas municipais e estaduais. Cerca de 11mil são do Estado e 13,6 mil do Município – sem contar naqueles da área rural.Nos Centros de Educação Infantil (Ceis), o ano letivo inicia hoje.

Embora alguns estudantes preferiram adiar um pouco o fim das férias, retornando à vida escolar somente a partir de segunda-feira, há aqueles que não quiseram perder tempo e ontem mesmo, no horário do início das aulas, já estavam na porta do colégio.

É o caso da estudante Natália Caroline, de 14 anos, que está no 9° ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Fernando Correa”. A jovem fez elogios aos professores e à unidade em que estuda. “Temos bons professores e estou com boas expectativas para este ano que é o último para mim antes de prestar o vestibular. Preciso estudar para não ficar de exame”, cita ela que pretende prestar vestibular para o curso de pedagogia.

José Augusto Roza, 12 anos, do 8° ano, da mesma unidade de ensino, cita que já no primeiro dia já percebeu que as aulas estão melhores do que as do ano passado.

REIVINDICAÇÃO

Por outro lado, a diretora da “Fernando Correa”, Sônia Barbosa, lembra que nenhum tipo de revitalização foi direcionado à unidade para o início do ano letivo. “Nem mesmo a biblioteca prometida pelo Governo Estadual saiu do papel. O local está abandonado, não conta com limpeza e, são os professores que varrem periodicamente e lavam a cada 15 dias, sem contar que as salas de aula não são arejadas, embora tenhamos instalado um ventilador a mais em cada uma”, avalia Sonia.

A instalação do ventilador foi percebida pelo estudante Gustavo Henrique, 13 anos, do 8° ano. “Pelo menos agora não passamos tanto calor”, observou.

Situação diferente vivida na Escola Municipal “Bom Jesus”, onde a direção, professores e alunos comemoram a construção da biblioteca e cobertura da quadra poliesportiva. Embora tenham sido fechadas três salas de aulas em virtude da migração de alunos que se mudaram para as casas do Novo Oeste, e passaram a estudar em outros colégios naquela localidade.

Na Escola Municipal “Maria Eulália Vieira”, os irmãos Matheus Kyllder e MayckonhKevenn Silva, de 7 e 10 anos, respectivamente, não perderam tempo e, acompanhados da mãe Maria Simone, foram para o primeiro dia de aula.

CALENDÁRIO
Com um calendário diferenciado, em virtude da Copa do Mundo de 2014, aliado ao feriado de Corpus Christi (19 de junho), férias e ponto facultativo, na rede municipal o ano letivo foi iniciado antes do comum, já nas unidades estaduais pode haver aulas aos sábados, dependendo da definição de cada escola, embora todas as unidades de ensino devam cumprir o mínimo de 200 dias letivos e de 800 horas no ano estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996).