Alunos da escola estadual Afonso Pena gravaram um clipe da música We are the world, de Michael Jackson. Entretanto, a interpretação foi em Libras. O vídeo foi apresentado aos alunos ontem, durante o evento “Escola Inclusiva”, realizado em comemoração ao Dia nacional do Surdo.
Três Lagoas
Alunos gravam clipe em Libras
O projeto ?Escola Inclusiva? foi realizado pela Escola Estadual Afonso Pena em comemoração ao Dia Nacional do Surdo
Conforme a professora Ruth dos Santos Barros de Oliveira, idealizadora do projeto e intérprete de Libras, a data é comemorada desde 26 de Setembro de 1957, quando foi criada a primeira escola para surdos, no Brasil.
Cerca de 60 pessoas, entre alunos surdos e ouvintes, professores e demais profissionais do colégio, além de convidados participaram da elaboração do projeto. “Todos participaram desde a organização até a apresentação do vídeo. Como o próprio nome do projeto já diz, a escola foi inclusiva”, frisou Ruth.
Entretanto, segundo a professora, ainda existe grande dificuldade para inserir os surdos na sociedade. “Trabalhamos para garantir por meio de ações como este evento, a inclusão dos surdos na sociedade da melhor maneira possível”, comentou.
Cristiana Neto, mãe de uma das alunas do colégio, Amanda Gabriela, 14, que é surda, foi uma das que participaram da gravação do vídeo. “Foi um projeto surpreendente, muito bonito, que mostra o relacionamento da escola com os surdos, principalmente, a importância dessa interação”, disse.
Amanda salientou sobre a importância deste projeto. “Gostei muito, porque pôde mostrar para os meus amigos ouvintes que o surdo também é capaz de fazer qualquer coisa, assim como eles”, interpretou em Libras à mãe.
Para a Cristiana, aprender Libras foi essencial na comunicação tanto no ambiente familiar quanto na sociedade. “A comunicação entre pais e filhos, professores e alunos fica muito mais fácil com a Libras. Eu acho muito importante esse processo inclusivo na escola e também que os amigos aprendam, porque se não, o surdo fica perdido”, frisou.
Faculdade Aems realiza 6º Fest Libras
As Faculdades Integradas de Três Lagoas, Aems, realiza no sábado, a partir das 8h, o 6º Fest Libras, com o tema “Esporte”. O encontro é aberto ao público e visa promover a inclusão dos surdos na sociedade.
Segundo a idealizadora do evento, Tânia Aparecida de Lima, que é professora de Educação Especial na faculdade, o objetivo do evento é promover a interação entre surdos e ouvintes. “Nossa intenção é tornar as famílias de surdos, bilíngues – que falem a Língua Portuguesa e também interpretem a Língua Brasileira de Sinais”.
Durante o evento serão realizadas por alunos e professores da faculdade, palestras, oficinas e também acontecerá um festival de música em Libras. “Os alunos vão apresentar técnicas de como o surdo aprende o esporte de forma prazerosa. É a Inclusão do surdo no mundo do esporte”, explicou.
Estudantes, universitário interessados em participar das oficinas podem fazer inscrição no site da Aems. Eles terão direito a certificado de participação no evento.