A Anatel deu prazo até março deste ano para que a principal empresa que fornece o serviço de internet para Corumbá e Ladário conclua instalação de serviço que evite cortes repentinos de internet. O caso mais recente registrado na região de fronteira do Brasil com Bolívia ocorreu no dia 27 de dezembro.
No primeiro dia útil depois do Natal, cerca de 130 mil moradores da região ficaram sem acesso à internet por pelo menos 4 horas. A telefonia também falhou.
Naquela data, serviço públicos também foram afetados, como a Prefeitura de Corumbá, os Bombeiros, cartórios.
O prazo para intervenção foi acordado após reunião na Anatel em 27 de outubro. Houve 20 dias para apresentação do plano de ação e agora está transcorrendo período de 120 dias para as modernizações serem concluídas.
A região também tem a expectativa de haver a implantação do sistema de telefonia 5G, porém ainda sem prazo específico para a instalação.
Esse prazo de 120 dias é para a instalação da rota de redundância no trecho entre Campo Grande e Corumbá. Esse sistema de proteção é mais uma opção para evitar quedas de sinal.
O acordo foi firmado entre autoridades da Anatel, representantes da Câmara de Corumbá e a empresa foi representada pelo diretor-presidente Rodrigo Modesto de Abreu.
As falhas no acesso à internet na região ocorrem há pelo menos uma década, sem que houvesse uma solução definitiva. A falta de modernização do sistema gerou esse problema crônico. Além disso, só mesmo a partir de 2020 que novas empresas de acesso à internet começaram a chegar em Corumbá e Ladário, criando concorrência.