Veículos de Comunicação

Três Lagoas

ANP não recebeu comunicado oficial para desativação do poço do Palmito

Petrobras deverá fechar o poço assim que implantado novo sistema

Petrobras deverá fechar o poço assim que implantado novo sistema -
Petrobras deverá fechar o poço assim que implantado novo sistema -
Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou ao Jornal do Povo que ainda não recebeu, até o momento, comunicado oficial da Sanesulsobre a conclusão de perfuração e instalação do novo poço da Sanesul para substituir a água do Palmito em Três Lagoas. A ANP esclareceu em resposta a e-mail enviado ao Jornal do Povo, que não tem conhecimento da implantação da linha adutora, nem de que a Sanesul esteja planejando reutilizar a antiga adutora deste poço 2-TL-1-MS para injetar a água do novo poço na atual rede de distribuição.


A ANP informou que juntamente com a Petrobras já inspecionou essa área por mais de uma vez e vêm se inteirando com a Sanesul sobre o andamento da perfuração do novo poço e de nova adutora desde 2009.  Segundo a agência, foi acordado com a Sanesul na época, que o poço 2-TL-1-MS seria irrecuperável e que a empresa deveria perfurar novo poço para substituição do antigo, para o abastecimento de água na cidade de Três Lagoas. 


Segundo informação da ANP, sob pena de deixar a população desabastecida, não poderia determinar à Petrobras que arrasasse o poço antigo antes da conclusão da perfuração do novo poço e sua conexão ao sistema de abastecimento de água da cidade. Contudo, a ANP informa que não tem conhecimento, até o momento e nem recebeu qualquer comunicação oficial da Sanesulsobre a conclusão de perfuração do novo poço e implantação da linha adutora, nem tem conhecimento se a Sanesul está planejando reutilizar a antiga adutora deste poço 2-TL-1-MS para injetar as águas do novo poço. 

Esta semana, segundo a ANP, foi enviada nova correspondência à Sanesul solicitando atualização de fatos associados a esta operação de abandono definitivo e arrasamento do poço 2-TL-1-MS, ou seja, do poço do Palmito.