Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Antiga Estação Ferroviária continua abandonada no centro da cidade

Estação foi desativada há anos, mas era ocupada pelo escritório da ALL, empresa responsável pela administração e operação da ferrovia

Abandonada, antiga estação ferroviária virou alvo de vândalos e ponto para uso de drogas - Danielle Leduc
Abandonada, antiga estação ferroviária virou alvo de vândalos e ponto para uso de drogas - Danielle Leduc

Além de toda a extensão da área de servidão dos trilhos, o espaço que compreende a antiga Estação Ferroviária, no centro de Três Lagoas, continua abandonada também e tomada pelo mato. A Estação foi desativada há anos, mas era ocupada pelo escritório da ALL, empresa responsável pela administração e operação da ferrovia.
A ALL desocupou o prédio no começo deste ano, desde que o novo escritório da empresa foi transferido para uma área mais afastada do perímetro urbano, acompanhando o contorno ferroviário. De lá para cá, toda essa área que pertencia à ferrovia está abandonada. Atualmente, o prédio da antiga Estação Ferroviária é ocupado por moradores de rua e usuários de drogas. Além de sujo, o prédio tem sido depredado. Outros imóveis que pertenciam à ferrovia estão na mesma situação.                      
Em nota, a ALL informou que essa área da Estação faz parte do processo de desincorporação do trecho após a construção do novo contorno ferroviário de Três Lagoas, já em operação. A empresa aguarda a manifestação da ANTT e do DNIT sobre o andamento do processo, que está em tramitação. Ou seja, a União ainda não recebeu essa área da empresa.
A prefeitura já manifestou interesse nesta área. A intenção da administração municipal é implantar um corredor cultural neste espaço. No entanto, enquanto não for concluído o processo de recebimento desta área entre a União e a ALL, a transferência para o município fica impossibilitada.
O superintendente do Patrimônio da União no Estado, Mário Sérgio Sobral da Costa, por sua vez, alega que, se a prefeitura tem interesse nesta área, poderia ter disponibilizado um vigia para tomar conta do local. A secretária municipal de Planejamento, Carmem Goulart, no entanto, alega que a prefeita não pode “mexer” em nada nesta área, já que ela não recebeu ainda.