Setenta e oito novos postos de trabalho foram gerados em Aparecida do Taboado no mês de junho. Os dados, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que, em julho, o município registrou o total de 482 contratações contra 404 demissões, o que fez com que o município liderasse a geração de empregos na microrregião da qual pertence.
Três Lagoas
Aparecida gerou 78 novos postos de trabalho em julho
Nos sete primeiros meses do ano, município foi responsável pela criação de 1,2 mil novos empregos
A construção civil, assim como em boa parte de Mato Grosso do Sul, foi a grande responsável por esse saldo. Sozinho, o setor gerou 50% dos novos postos de trabalho com carteira assinada em Aparecida, com o total de 86 admissões e 45 desligamentos, o que equivale a um saldo positivo de 41 novos empregos. Ao todo, o setor conta com 161 empregos formais (até janeiro desse ano), distribuídos em 45 estabelecimentos.
Em segundo lugar no ranking de geradores de empregos aparece o Comércio, com 22 novos postos de trabalho abertos no mês passado. O setor, que hoje emprega 660 aparecidenses distribuídos em 462 estabelecimentos, encerrou julho com 63 admissões e 41 desligamentos.
O segmento de serviços ficou em terceiro lugar com 15 novos empregos formais. Em julho foram registrados 53 admissões e 38 desligamentos. O setor, que conta com 430 empresas formalizadas, emprega 586 pessoas.
Já a indústria da transformação, hoje a maior empregadora do município, com o total de 3.150 empregos distribuídos em 133 empresas, ficou em quarto lugar com a geração de apenas cinco novos empregos no mês passado. O setor registrou 217 admissões contra 212 desligamentos.
Ainda segundo os dados do Caged, o único segmento a encerrar o mês com saldo negativo em contratações foi o da agropecuária, com cinco postos de trabalho fechados (63 admissões contra 68 desligamentos). Ao todo, o setor emprega 837 trabalhadores com carteira assinada, distribuídos em 392 empreendimentos.
ANO
O resultado de julho fez com que o município continuasse com elevados índices de contratações. De janeiro até o mês passado, Aparecida do Taboado registrou o total de 1.268 novos empregos formais. Ao todo o município foi responsável pela contratação de 3.725 trabalhadores e pelo desligamento de 2.457.
Aparecida liderou contratações na microrregião em julho
O comportamento do mercado de trabalho de Aparecida do Taboado ainda rendeu ao município a liderança entre os municípios que compõem a microrregião de Paranaíba. Pela divisão do Caged, a microrregião é composta, além das duas cidades, por Inocência e Selvíria.
Ao todo, a região foi responsável pela geração de 102 novos empregos, tendo registrado 1.097 admissões contra 995 desligamentos.
Paranaíba aparece em segundo lugar no ranking, com a geração de 25 novos empregos formais no mês passado. O município registrou 486 admissões e 461 desligamentos. Ao todo, o município emprega 9.198 paranaibenses, distribuídos em 2.656 estabelecimentos de diversos segmentos.
Selvíria, conforme o Caged, também fechou com saldo positivo, com a geração de 15 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês passado – 77 admissões e 62 desligamentos.
O único município da região a encerrar o mês de junho com saldo negativo foi Inocência, com saldo negativo de 16 postos de trabalho fechados. O município, que conta com 816 estabelecimentos empregando 1.091 pessoas, registrou em julho o total de 52 contratações e 68 demissões.
Ao todo, a microrregião de Paranaíba éresponsável pelo emprego de 16.696 pessoas com carteira assinada. Juntos, os municípios somam 5.308 empreendimentos em funcionamento.