Veículos de Comunicação

Superação

Após perder benefício do INSS, idoso produz artesanato para viver

Além disso, seo João já está há quase três anos lutando na justiça para ter de volta o benefício do INSS.

Morador trabalhava como azulejista e teve que deixar a profissão. - Reprodução/TVC
Morador trabalhava como azulejista e teve que deixar a profissão. - Reprodução/TVC

A história de seo João Carlos Corrêa da Costa é marcada por dificuldade e esperança. Ele precisou se afastar de sua profissão por conta de um aneurisma que sofreu há 20 anos e para conseguir uma renda extra, começou a produzir artesanatos em Três Lagoas. Ele trabalhava como azulejista e produz artesanatos com muito carinho e dedicação.

João tinha 32 anos quando estava trabalhando e começou a sentir muita dor nos olhos e perdeu a consciência. Foram 32 dias dentro de um hospital até finalmente receber alta. Pelos exames de Raio X é possível ver os pinos implantados atrás dos olhos do idoso.

Depois disso, sua vida nunca mais foi a mesma. Ele sofre com a perda parcial da visão e tonturas frequentes. Para amenizar as sequelas do que aconteceu, seo João é obrigado a tomar remédios fortes. “Eu tenho muita tontura e tomo vários remédios controlados para dormir, para ansiedade e para pressão. É uma consequência”, lamentou o aposentado. 

Depois de ter o benefício do INSS cancelado, João se desfez de muitos bens que possuía para conseguir pagar as contas da casa junto a sua esposa. Ele está há quase três anos lutando na Justiça para conseguir o benefício de volta.

O morador decidiu juntar o conhecimento como azulejista para produzir obras utilizando materiais que encontra nas ruas. Já montou casas em miniatura, mesas de sinuca, guitarra e muitos outros. Tudo feito com material reciclável e azulejo.

Foi assim que ele encontrou uma maneira de se ocupar e conseguir uma renda extra.

Confira a reportagem completa: