Moradores de Três Lagoas têm relatado frequentemente problemas com a qualidade do ar e o forte odor de fumaça proveniente de queimadas no município, além de quintais sujos por conta de fuligens. Diante disso, 22 proprietários de terrenos já foram multados por fiscais da prefeitura após denúncias.
As autuações foram aplicadas entre janeiro e esta segunda-feira (4), somando mais de R$ 13,6 mil em multas. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fiscalização é gerada a partir de denúncias da população sobre moradores colocando fogo em lixo, no quintal da residência.
Na área urbana, as queimadas são proibidas o ano todo e a multa ao dono de propriedade que pegou fogo é de R$ 413, no município. De acordo com a prefeitura, a responsabilidade é do proprietário, mesmo que ele não tenha participação no incêndio.
Levantamento aponta que, ao longo de 2015, foram aplicadas 54 multas, no total. O proprietário que deixa o terreno mal conservado também pode ser penalizado. Somente no mês de julho, 33 focos de queimadas foram registrados pelo Corpo de Bombeiros.
Os incêndios têm sido registrados em diversos pontos da cidade, como Jupiá, Vila Piloto, São Carlos e Vila Verde. Com o tempo seco e sem chuva, a vegetação fica mais vulnerável e favorece as ocorrências de queimadas em terrenos baldios, nesta época do ano. Durante todo o ano passado, os bombeiros combateram 328 focos de incêndio no município.