A partir da próxima segunda-feira, 18, os pacientes de Três Lagoas deverão apresentar obrigatoriamente o Cartão SUS em atendimentos nas Unidades de Saúde (UBS, clínicas e hospital). A Secretaria Municipal de Saúde recomenda a todos que ainda não possuem o cartão a procurarem a unidade mais próxima de sua residência para solicitarem a emissão do documento.
Segundo a diretora de Relações Institucionais da Saúde, Thais Emiliana Sales da Silva, esta é uma exigência do Ministério da Saúde de acordo com a portaria nº 940 de 28 de abril de 2011, que regulamenta o Sistema do Cartão Nacional de Saúde. “Quando o paciente é atendido sem apresentar o cartão, muitos procedimentos deixam de serem registrados no sistema nacional e assim Três Lagoas fica sem receber o recurso, que poderia atender de melhor forma a nossa população”, explica.
A diretora reforça que a orientação é somente para quem ainda não emitiu o cartão e pede para que aqueles que já possuem, tenham o hábito de levá-lo à Unidade de Saúde. “Caso o usuário do Sistema Único de Saúde não tenha este cartão, poderá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para confecção do mesmo”, destacou.
CARTÃO
O Cartão SUS (Cartão Nacional de Saúde) é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.
O cadastramento consiste no processo por meio do qual são identificados os usuários do Sistema Único de Saúde e seus domicílios de residência. Por meio do cadastro será possível a emissão do Cartão Nacional de Saúde para os usuários e a vinculação de cada usuário ao domicílio de residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde. O Cadastramento permite ainda a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde.
O Cadastro Nacional de Usuários é o primeiro passo para a implantação do Cartão Nacional de Saúde em todo território nacional, sendo uma ferramenta importante para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando a gestão do sistema e contribuindo para o aumento da eficiência no atendimento direto ao usuário.