Veículos de Comunicação

Dourados

Armados com revolver índios enfrentam fazendeiros e Polícia

No conflito três indígenas e um segurança foram baleados e estão em estado grave

Conflito entre indígenas e fazendeiro deixou três índios e um segurança ferido a tiros na manhã desta sexta-feira (3) em uma propriedade rural próxima da área urbana de Dourados, cidade distante 225 quilômetros de Campo Grande.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o BOPE (Batalhão de Operações de Policiamento Especiais) e um servidor da Funai estão no local para tentar acalmar o conflito.

Segundo informações da Polícia Militar, os índios estão armados com revolveres espingardas e facões e estão disparando contra os militares e contra os seguranças da fazenda. Cerca de 50 índios teriam cercado uma ambulância do Corpo de Bombeiros e apedrejado os militares que foram socorrer um dos seguranças feridos a tiro.

O local é alvo de conflito entre índios e fazendeiro desde novembro de 2019, depois de vários ataques e depredações, de plantações e maquinários, o fazendeiro adquiriu quatro tratores blindados, e no dia nove de dezembro os índios armados com revolveres paus e Coquetel-Molotov tentaram agredir e destruir os maquinários durante um plantio de soja, mas os funcionários conseguiram fugir.

Na manhã desta sexta-feira os índios resolveram invadir a fazenda e com armas de fogo, facões, paus e arco-e-flecha estão enfrentando seguranças e os policiais.

Até o momento não foi informado se a Força Nacional foi acionada para auxiliar no conflito.