Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Arte em graffiti é feito no palco, durante espetáculo

A próxima apresentação será realizada com estrada gratuita, no dia 23 de outubro, em Três Lagoas

A apresentação faz parte do Circuito de Dança no Mato -
A apresentação faz parte do Circuito de Dança no Mato -

Mais do que inovar, o grupo de hip hop e street dance “Funk-se”, incorpora e mescla elementos da cultura indígena e urbana dos jovens de Mato Grosso do Sul em seu novo espetáculo. Dentre tantas novidades, a montagem “Frágil ou o Sentido da Ruptura” traz um grafiteiro campograndense para encenar seu trabalho durante a apresentação, Giullianno Roberto da Silva, mais conhecido como Giu 3XP.

“A intenção é retratar plasticamente o moderno e não dá pra fazer isso sem passar pelo graffiti, sem contar que, houve uma preocupação também com o material usado; em vez de parede ou tecido, utilizamos uma lona, no intuito de mesclar as duas realidades”, explica o diretor e coreógrafo do Funk-se, Edson Clair, que teve a ideia da intervenção.

Com 22 anos e apenas dois, pintando os muros de diversas cidades do Estado, o grafiteiro, também estudante de publicidade, diz que o graffiti no espetáculo representa a pintura indígena de uma forma mais urbanizado, e a lona, material utilizado para a pintura, foi uma conotação para a vivência dos indígenas na beira das estradas, que constroem suas casas com esse material.

“Desconheço algum espetáculo que já tenha inserido o graffiti no roteiro, e isso pra mim foi muito importante e reconhecedor, porque mesmo que o graffiti seja da rua, ele também precisa ser apresentado e mostrado de uma forma cultural. Ao mesmo tempo que a sociedade discrimina, tem uma parcela que reconhece e aceita, ainda que bem pequena”, confessa Giu 3XP.

“Frágil ou Sentido da Ruptura” – É um projeto resultado de pesquisas sobre a cultura indígena do jovem sul-mato-grossense, especificamente da etnia Kaiowá, da região de Dourados (MS), realizadas pelo grupo “Funk-se”, através do prêmio Funarte (Fundação Nacional de Artes) de Dança Klauss Vianna. 

A próxima apresentação será realizada com estrada gratuita, no dia 23 de outubro, na cidade de Três Lagoas, às 20 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre Rocha, localizado na Avenida Clodoaldo Garcia, 824. A apresentação faz parte do Circuito de Dança no Mato, uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura (FCMS). Para mais informações, ligue no (67)3042-0112.