Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Arte no Bairro expõe mais de 50 telas na Capela São Pedro

Algumas obras retratam a Lagoa Maior, outras Brinquedos e Brincadeiras

Algumas obras retratam a Lagoa Maior, outras Brinquedos e Brincadeiras -
Algumas obras retratam a Lagoa Maior, outras Brinquedos e Brincadeiras -

Cinquenta e quatro telas em óleo sobre placas de celulose foram expostas na Capela São Pedro, no bairro Guanabara, na noite desta terça-feira. A mostra cultural faz parte do encerramento da 1ª etapa do projeto Arte no Bairro, coordenado pela artista plástica, Nilva Barrozo e patrocinado pela Fibria e Instituto Votorantim, com apoio da Casa da Cultura. A beleza das obras deixou, tanto os artistas, como os seus familiares admirados. 

O jovem Alexsandro Guimarães, 18, estudante do 1º ano de arquitetura, é um dos que aprovaram a mostra. Ele conta que adorou sua tela de natureza morta. Porém, mesmo produzindo belas obras, o futuro arquiteto disse que não pretende comercializar seu trabalho, mas, sim, pintar por hobby.  Para ele, a pintura tem uma ligação muito forte com a arquitetura no quesito cores, traços, sombras etc. “O curso de pintura foi um complemento às minhas aulas da faculdade”, disse.


A dona de casa, Bárbara Letícia Marques de Oliveira, 19, também pinta somente por lazer. Grávida de sete meses, ela pretende confeccionar várias telas para decorar o dormitório da filha. “Acredito que os quadros vão dar um toque especial ao quarto da minha bebê”, contou.


Na avaliação de Nilva, o projeto Arte no Bairro levou conhecimento técnico e reflexão sobre a arte aos cursistas. “O interesse de aprender, a dedicação, a assiduidade aos encontros desta turma me surpreendeu. Agora, eles estão capacitados para serem multiplicadores da arte, seja na escola, na igreja ou na comunidade onde vivem. Assim, a arte vai se expandindo”, disse.


TEMAS
O projeto teve quatro meses de duração, de março a julho deste ano. Neste período, os 71 alunos, de 12 a 60 anos, confeccionaram mais de 350 telas. Porém, a coordenação selecionou as 54 melhores para a exposição. 
O curso seguiu um cronograma. Através dele, os alunos tiveram aula de História da Arte, além de estudar as obras e estilos de alguns pintores como Portinari e Monet. Entre os temas aplicados no curso, destacam-se as belezas naturais de Três Lagoas, Lagoa Maior, brinquedo e brincadeiras, Natureza Morta e livre. 


Segundo Nilva, para estimular a criatividade dos cursistas, no tema Brinquedos e Brincadeiras, por exemplo, a coordenação desenvolveu algumas dinâmicas de grupo como passa bola, perna de pau. “A ideia era resgatar a cultura das brincadeiras de antigamente, além de colocá-las nas telas. Foi fascinante”, descreveu.

SEGUNDA ETAPA
Dos 71 participantes desta primeira etapa, 30 deles vão continuar a fazer parte do Arte no Bairro, no segundo semestre. As aulas iniciam-se no dia 6 de agosto. “A princípio a proposta era ministrar o curso somente em uma única etapa, mas o grande interesse da turma fez com que a coordenação abrisse uma exceção”, disse Nilva.


INSCRIÇÕES
Além dos alunos do Guanabara, em agosto inicia uma nova turma no bairro JK. As inscrições poderão ser feitas no dia 1º de agosto, no evento de lançamento do Arte no Bairro, no Centro Comunitário Vicente Leão, às 19h. Podem se inscrever jovens de 15 a 29 anos. As aulas são realizadas uma vez por semana, das 13h às 16h.