Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Assistência Social inicia curso de derivados da mandioca

O curso aborda o preparo de produtos derivados de mandioca de forma caseira

O método de ensino rápido e eficaz é aprovado pelas alunas -
O método de ensino rápido e eficaz é aprovado pelas alunas -

Começou na manhã desta segunda-feira (18), na Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, o curso de derivados da mandioca.

O curso que tem duração de 15 dias, com um total de 10 aulas, é realizado pela primeira vez através do Departamento de Trabalho da Secretaria de Assistência Social. Segundo a diretora do Departamento, Mara Carrara, o curso tem capacidade para atender 40 alunos. A grande maioria dos participantes são donas de casa cadastradas e selecionadas pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e que recebem algum tipo de beneficio, como o Bolsa Família.

“Como a maioria das pessoas atendidas pela Secretaria de Assistência Social é de baixa renda, e que estão em situação de vulnerabilidade, nossa maior preocupação é inseri-las no mercado de trabalho. Durante o curso a pessoa terá a oportunidade de aprender algo novo e de transformar esse conhecimento em um futuro trabalho”, explicou Mara.

Ministrando as aulas, a instrutora técnica do curso dos derivados da mandioca, Silvia Martins Costa, ressaltou que o curso vem ao encontro da possibilidade de geração de renda. “Aqui as alunas aprendem uma nova forma de geração emprego e renda”, destacou Silvia.

No primeiro dia de curso as alunas receberam um Kit composto por caderno, lápis e uma apostila com 90 receitas a base de derivados da mandioca. Em seguida é ministrada a aula, repassando a teoria da culinária e o processo de congelamento. Também é realizado o preparo de duas receitas.

“Logo no primeiro dia as alunas já colocam a mão na massa, quanto maior o contato mais elas aprendem”, lembra a instrutora.

O método de ensino rápido e eficaz é aprovado pelas alunas. A dona de casa, Maria Helena Pereira Azambuja, moradora do bairro Santo André, participa pela terceira vez de cursos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e disse estar satisfeita com os resultados.

“Já fiz curso de costura, derivados da banana e agora começo esse de derivados da mandioca”, explicou Maria Helena. “Aqui eu aprendo a alimentar minha família e a ter uma nova opção de renda familiar”, finalizou.

Aulas

O curso irá abordar o preparo de produtos derivados de mandioca de forma caseira. Fazem parte do conteúdo do curso noções de higiene pessoal, de utensílios e instalações, seleção e cuidados com a matéria-prima, processo de transformação da mandioca em farinha de biju, polvilho doce e azedo e processamento de mandioca. Ainda, receitas à base de mandioca como vaca-atolada, quibebe de mandioca, bolos, doces e biscoitos.

Novos cursos

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, até o final deste ano outros cursos devem ser oferecidos a população. Para ter acesso aos cursos e a data em que eles serão realizados os interessados podem entrar em contato com a Secretaria através do telefone 3929-1836 ou nos CRAS da sua região.