Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Associação de Moradores de Garcias quer geram renda

Moradores são apoiados por programa de capacitação de organizações desenvolvido pela Fibria

Os moradores do Distrito de Garcias organizaram a Associação de Moradores de Garcias (AMORG), que está formalizada e pronta para trabalhar. 

A ideia de criar a associação surgiu após a comunidade receber o apoio do programa de capacitação das organizações, que é desenvolvido pelo Fibria. A consultora de sustentabilidade da Fibria, Evânia Lopes destacou o papel  da empresa dizendo, “quando fizemos os primeiros contatos com os moradores, detectamos que o primeiro passo seria uma formalização jurídica, para de fato organizar os trabalhadores, e a partir daí, buscar programas e projetos visando à geração de renda”. Segundo a consultora, vencida a primeira etapa de criação da Associação dos Moradores, o próximo passo foi identificar através da própria comunidade, as pessoas que possuíam maior perfil de liderança, para viajar até a cidade de Belo Horizonte e receber capacitação através do Instituto Hartmann Regueira. “Alguns selecionados já viajaram para o estado de Minas Gerais e estão participando de curso de capacitação, posteriormente, devem aplicar o que aprenderam na própria gestão da associação dando inicio aos trabalhos” afirmou. 


Em Belo Horizonte o curso foi dividido em quatro módulos. O primeiro foi realizado durante o mês de março e abordou o planejamento estratégico, governança e noções jurídicas. No segundo realizado em maio, foram destacados o fortalecimento econômico e captação de Recursos, leis de incentivos e editais públicos. O terceiro aconteceu durante o mês de julho e destacou a elaboração de projetos, monitoramento e avaliação, além de gestão financeira. O último está sendo realizado está semana e trata da celebração de parcerias, alianças e redes, noções jurídicas de parcerias e  comunicação. 

O tipo de atividade que a associação vai atuar ainda não foi definida. “Esta é a grande questão, atualmente eles estão estudando várias áreas de atuação, vendo qual tipo de negócio que eles vão se adaptar melhor, qual seria mais o rentável, tudo será decidido por eles mesmos, nós só estamos aqui para contribuir” enfatizou a consultora. 


Atualmente além do projeto de capacitação das organizações, a Fibria também é responsável pelo programa “ReDes” que em parceria com o Instituto Votorantim, auxilia associações e cooperativas já formadas, com orientações e auxilio técnico para aquisição de recursos e ampliação dos negócios. Atualmente cinco projetos recebem auxilio deste programa, sendo um em Brasilândia e quatro no município de Três Lagoas. No total já foram obtidos com a ajuda do “ReDes” quase R$ 5 Milhões em recursos financeiros através do BNDES para a estruturação dos projetos.