Para alertar a população sobre o alcoolismo, a Associação Antialcoólica de Paranaíba realiza desde a última segunda-feira a Semana Antialcoólica. O evento, que termina no próximo domingo, conta com uma extensa programação de palestras e reuniões.
De acordo com Odélia Brabosa, presidente da Associação Antialcoólica de Paranaíba, o propósito da AA com a Semana é mostrar para a comunidade um pouco sobre os malefícios da doença alcoolismo. Outro objetivo da Semana é dar oportunidade para mais pessoas conhecerem o trabalho da AA.
“São nove escolas no total, e até agora a recepção dos alunos tem sido muito boa, eles ficam muito atentos. Muitos jovens têm familiares que tem familiares com problemas com a bebida alcoólica e a juventude hoje é ativa e sabe das consequências da bebida. Fazem perguntas e questionam bastante”, disse.
A presidente ainda destacou que as palestras sempre mostram as consequências da bebida alcoólica na família e não somente em um membro. “Toda família sofre e fica codependente daquela pessoa”, frisou.
Odélia também falou sobre as palestras na sede da Associação, que tem contado com cerca de 20 pessoas por dia e para ela isso não é sinônimo de desânimo, já que sabe que o alcoólatra não tem responsabilidade e esta é a realidade da doença. Ela explica ainda que aquelas pessoas que têm algum familiar alcoólatra pode procurar a Associação, visto que nas reuniões são dados exemplos de vida e com testemunhos de como venceram a doença.