A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), promoveu uma palestra motivacional para atendentes e estagiários da Rede Municipal de Ensino (Reme). O evento foi realizado na última quinta-feira, 5, no anfiteatro da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Unidade I, e reuniu cerca de 150 participantes.
A palestra teve como tema “Motivação e Liderança. O trabalho mais difícil é sobre si mesmo”. O palestrante, professor Valdeir Augusto Gonçalves, o Guto, explicou que o tema teve como objetivo incentivar o público alvo realizar reflexões pessoais. “A convite e orientação da Semec, elaborei o tema para servir como apoio emocional, para que os estagiários e atendentes possam iniciar as atividades deste ano motivados com o seu trabalho, e principalmente com eles mesmos”.
Para o palestrante, ter admiração pelo próprio trabalho é um dos pilares para a profissão bem sucedida. “Ser professor é uma tarefa árdua, porém, gratificante. Animar-se e orgulhar-se do próprio trabalho possibilita que foquemos nas coisas boas, disto, aproveitamos as oportunidades de crescer, na profissão e na vida. Além disso, pessoas motivadas tem mais facilidade para criar vínculos com os alunos e as famílias, de forma a otimizar o seu trabalho”.
Guto também disse que profissionais motivados aumentam o desempenho da equipe. “A educação é uma engrenagem, todas as partes necessitam de estarem trabalhando bem. E bom funcionamento inicia no atendimento e vai se estendendo para os outros setores. Por essa razão, os atendentes também são estratégicos. Já para os estagiários, entender a sua futura profissão e aprender a ter amor por ela, garante bons professores. E esse tem sido o objetivo da Semec, formar bons profissionais a fim de aprimorar o ensino”.
RESULTADOS
A palestra teve duração de 150 minutos. Neste período a plateia interagiu com o palestrante, e ao final, os participantes revelaram satisfação com o tema. “Às vezes deixamos nos desanimar por coisas tão pequenas e estragamos nosso dia, mês e até o ano. Ele [palestrante] mostrou que é possível, e necessário, ver o lado bom das situações. Essas atividades somam ao exercício da profissão, e no nosso dia a dia, passamos a valorizar as pessoas e a nossa própria vida”, disse Katiuscia dos Reis, atendente no Centro de Educação Infantil (CEI) Guanabara.
A estagiária Ana Carolina, do CEI Professor Neife de Souza, afirma que a palestra deverá ajuda-la na profissão. “Ser estagiário é encontrar diversos desafios, pois, é tudo novo. Às vezes nos desestabilizamos por enfrentar situações difíceis. A palestra mostrou como nós mesmos devemos nos desafiar. Foi revelador, pois, me redescobri”.
A palestra integra a programação da Semana Pedagógica promovida pela Semec.