Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Atleta Silvania conquista medalha de bronze na França

Ela competiu no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Lyon, na França, realizado entre os dias 18 a 29 de julho

Silvania vai em busca do ouro nas Olimpíadas Rio 2016 -
Silvania vai em busca do ouro nas Olimpíadas Rio 2016 -

A atleta três-lagoense, Silvania Costa de Oliveira, 26, conquistou medalha de bronze nos 100m no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Lyon, na França, realizado entre os dias 18 a 29 de julho. A atleta cravou o tempo de 12s75 na categoria T12. Com esta marca ela saltou no ranking mundial da 13º posição para a 6ª colocação. Porém, ela credita que é possível galgar mais posições ainda este ano. 

Esta foi a primeira vez que a atleta participou de um campeonato mundial. Ela avalia a competição como um grande aprendizado. “Antes da prova a ansiedade, o nervosismo e a pressão psicológica estavam me deixando apreensiva, porém, eu tinha certeza que conseguiria uma medalha com base no meu treinamento e preparo técnico. Mas, só depois que conquistei o meu bronze é que relaxei”, disse.


Agora, Silvania vai se preparar para derrotar nos próximos mundiais suas principais adversárias, uma russa e uma americana, ouro e prata, em Lyon, respectivamente. Mas, ela sabe que esta conquista demanda tempo. “Tenho que conquistar condicionamento físico. Me sinto como uma criança dando os primeiros passos, ainda tem muito trabalho, muito crescimento”, ressaltou.


Treinando no Time São Paulo, em São Caetano do Sul (SP), há quatro meses, Silvania atribui seu sucesso a sua dedicação e também, a estrutura que o clube lhe oferece com destaque para técnico Amaury Verissímo, auxiliar técnico, fisioterapeuta, massoterapeuta, psicóloga e nutricionista. Porém, com seis anos de carreira, ela não deixa de enfatizar, a importância de ter treinado na Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel) sob o comando do técnico Reinaldo Camargo. “Foi em Três Lagoas que consegui me destacar e, consequentemente, ir para a Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico. Aqui foi minha base”, ressaltou.


SALTO 
Além de competir nos 100m no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Lyon, na França, Silvania competiu também no salto em distância. Nesta modalidade, a atleta atingiu a marca de 5m32. Ela não faturou medalha, mas ganhou posições no ranking mundial, indo mais uma vez da 13º colocação para a 6ª posição. Entretanto, ela ressalta que é recordista brasileira em salto em distância com a marca de 5m40.


ETAPA NACIONAL
No momento, Silvania treina para participar de duas etapas nacionais. A primeira delas, no próximo mês, de 13 a 15, em Porto Alegres (RS). Lá, ela vai disputar 100m, 200m e salto. Já a segunda competição será em dezembro, em Fortaleza (CE).


META
Determinada, a atleta, que este ano já conquistou sete medalhas, tem metas. Seu objetivo em parceria com o técnico Veríssimo é conquistar a 1ª colocação nas modalidades – 100m e salto – nas Olimpíadas Rio 2016. “Vou treinar muito para buscar esta vitória”, finalizou.