Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Atletas do MuayThai participam de troca de faixa

O evento realizado pela academia Center Combat foi realizado no Ginásio de Esportes Cacilda Acre Rocha

O exame de graduação de faixa teve a participação de atletas de Três Lagoas, Mirandópolis (SP) e Presidente Epitácio (SP) -
O exame de graduação de faixa teve a participação de atletas de Três Lagoas, Mirandópolis (SP) e Presidente Epitácio (SP) -

Cento e vinte e cinco atletas, entre homens e mulheres, de Três Lagoas, Mirandópolis (SP) e Presidente Epitácio (SP) participaram do exame de graduação (troca de faixa) no MuayThai, neste domingo, das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes Cacilda Acre Rocha.  Entretanto, O professor Paulo Ezaú, mais conhecido com Paulão,da academia Center Combat e organizador do evento, informou que 90% dos participantes eram de três-lagoenses. 

De acordo com o professor Paulão, no MuayThay, a faixa é conhecida como kruang e o atleta pode amarrá-la na perna ou no braço.Este esporte tem 11 faixas de graduação, sendo que o aluno inicia com a faixa branca e pode alcançar a faixa preta. Porém, neste evento os alunos receberam entre as faixas brancas de ponta vermelha, que representa o segundo Kruang, até o verde que é o sétimo.


Segundo informações do professor, para chegar à tão sonhada faixa preta o atleta leva em média 10 anos. É um esporte, segundo Paulão, para várias faixas etárias. “Tenho alunos de 10 anos até 60 anos”, frisou. E continuou: “Cada aluno treina no seu ritmo. Por exemplo, tenho aqui na academia atletas com problemas de coluna, outros com pinos no joelho. Resumindo, eles são amantes do esporte, mas sabem que não podem exceder nos treinamentos”, explicou.
No entanto, a academia Center Combat conta também com atletas que treinam para competir. “Vários atletas já conquistaram troféus e medalhas em campeonatos renomados. Porém, no momento a equipe não está inscrita em nenhum campeonato. Mas, em breve, os lutadores irão se inscrever em provas no estado de Mato Grosso do Sul, e no interior de São Paulo”, descreveu.


BENEFÍCIOS
Conforme Paulão, o MuayThai não é um esporte violento e traz inúmeros benefícios aos adeptos, entre eles, disciplina, condicionamento físico, queima de calorias, definição dos músculos, além do aprendizado de uma arte marcial. “Este último quesito, considero como um dos mais importantes”, frisou o professor.