Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Atletas ?malham? para Campeonato de Luta de Braço

Alguns competidores de Três Lagoas já intensificaram os treinos para garantir vaga no pódio

O objetivo do campeonato é revelar talentos -
O objetivo do campeonato é revelar talentos -

Jovens iniciantes na modalidade – Luta de Braço – estão treinando pesado para vencer seus adversários no 1º Campeonato Luta de Braço “Boa Forma”, organizado pela equipe da Boa Forma Academia e Associação Três-Lagoense de Luta de Braço (ATLB). O evento será realizado neste sábado, às 15h, na sede da academia, situada à rua Coronel Cacildo, 815, bairro Paranapungá. 

Os atletas amadores Fernando Fernandes,18, Paulo Ricardo Santiago de Souza,26, e Fernando Rufino Freitas, 23, são colegas de treino, pois fazem musculação na academia onde será realizado o campeonato. O trio ao ver o panfleto sobre a prova se interessou em disputar. Eles já inscreveram para a competição. Agora, além dos treinos com pesos para fortalecer a musculatura dos braços também estão tendo aulas sobre as técnicas da Luta de Braço com os atletas profissionais da ATLB. 


De acordo com oprofessor de Educação Física, Jean Fontoura Junqueira, e um dos organizadores do evento, a Luta de Braço é um esporte que exige mais técnica do que força, além de resistência física. “Já vi competidorcom braços musculosos perder para rival com menos músculos”, disse o professor.


Foi exatamente, neste detalhe, que Souza se apegou. “Sou franzino, mas estou apostando no meu aprendizado técnico para “derrubar” o braço do meu concorrente”, ressaltou.


Já Fernandes, dê olho na vitória, tem aumentado o tempo de treinamento na musculação. Entretanto, ele não mensurou quantas horas tem treinado por dia. Todo este investimento é com o intuito de ficar entre os três primeiros colocados na categoria pesada – acima de 80,5 quilos. “Acredito que tenho chance, principalmente, na competição com o braço esquerdo, já que sou canhoteiro”, falou.


Outro atleta amador que intensificou o treinamento é Freitas. Ele está se exercitando de segunda à sexta-feira, das 20h às 21h30. “Sempre tive vontade de competir, mas como sou mecânico de motos, não disponho de tempo para treinar, aí o jeito vou adiar o projeto de competir. Porém, agora resolvi conciliar o trabalho e os treinos”, contou. E continuou: “Estou bastante confiante. Uma das medalhas de ouro poderá ser minha”, disse.


COMPETIÇÃO
Segundo a equipe organizadora, o evento é dividido em três categorias: leve de 60 a 70 quilos; média de 70,5 a 80 quilos; e, pesada de 80,5 quilos acima. Informou também que todos os competidores têm quem participar da disputa com os dois braços – direito e esquerdo. Cerca de 25 atletas, entre homens e mulheres, já estão inscritos. Porém, os interessados podem se inscrever até uma hora antes do evento, ou seja, até o dia 24, às 14h. Já, às 15h, inicia o campeonato.


O objetivo deste evento é revelar novos talentos para participar da equipe profissional da ATLB. Os três primeiros colocados de cada categoria, segundo a organização, serão convidados a integrar ao grupo de profissionais. “Entretanto, cabe ao atleta aceitar ou não o convite”, disse o professor de educação física.


PREMIAÇÃO
Os três primeiros colocados de cada categoria (leve, média e pesada) serão premiados com troféus, medalhas e suplemento alimentar.