Veículos de Comunicação

Educação

Aulas da Rede Estadual de Ensino voltam nesta quinta-feira

Aproximadamente 190 mil alunos retornam às escolas de forma presencial em MS

Aproximadamente 190 mil alunos retornam às escolas de forma presencial em MS - Foto: Gerson Wassouf
Aproximadamente 190 mil alunos retornam às escolas de forma presencial em MS - Foto: Gerson Wassouf

As aulas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) foram retomadas nesta quinta-feira (03) para aproximadamente 190 mil alunos nas 348 escolas do estado. O retorno acontece de forma presencial, de acordo com o Protocolo de Volta às Aulas de MS.

Será implementado neste ano, o Novo Ensino Médio nas escolas que trabalham com a oferta desta etapa da educação básica. A novidade será aplicada nas três séries do Ensino Médio, após um ano de aplicação em formato de projeto-piloto, em 122 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em 2021.

A mudança no ensino vai promover uma nova estruturação do currículo, com uma composição comum a todos os estudantes, intitulada Formação Geral Básica (FGB) e uma composição flexível, chamados de Itinerários Formativos (IF), que a proposta é garantir a autonomia do estudante na escolha entre diferentes roteiros para sua formação.

Nas boas-vindas ao alunos neste primeiro dia de aula, o diretor da Escola Joaquim Murtinho em Campo Grande, Cláudio Morinigo, contou como vai ser ocorrer o novo modelo de aulas e salientou que os alunos precisam estar atentos e escolher bem a área de conhecimento que querem se aprofundar. "As aulas aqui serão dividias em seis tempos, sendo que o sexto tempo não será presencial por escolha da nossa escola para este ano. Os três primeiros tempos serão das aulas da base, e após o intervalo, vocês vão para as aulas do itinerário escolhido de acordo com a sua afinidade e interesse. Vocês podem escolher entre Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e matemática ou Ciências Humanas e Sociais Aplicadas".

São muitas mudanças para os alunos depois de tanto tempo pelo ensino remoto. Para alguns, o período em casa foi prejudicial no aprendizado, mas outros não sentiram tanto as dificuldades. A doméstica Laura Viegas conta que nem ela e nem a filha de 15 anos que agora está no primeiro ano do ensino médio, sentiram um atraso no aprendizado. "Ela acompanhou bem a escola pela internet, tirou boas notas e passou de ano, o que eu senti que fez falta mesmo foi a convivência com os amigos né". Já a professora Ana Carvalho, contou que a filha, também matrículada no primeiro ano do ensino médio, teve dificuldades no último ano. "Ah eu senti que o aprendizado atrasou muito, ela precisou de professor particular para passar de ano, porque não estava conseguindo aprender só pelo remoto."

O calendário Escolar da Rede Estadual de Ensino em 2022, define a duração de 205 dias para o ano escolar, com 13 sábados letivos, distribuídos em 200 dias letivos, 4 dias para a realização de Exames Finais e 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final.

O início das aulas acontece hoje, com recesso escolar entre os dias 11 e 25 julho. O término do ano escolar está previsto para o dia 22 de dezembro de 2022.