Os mais de 12 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) retornam às aulas no próximo dia 9 de fevereiro. A informação foi confirmada pela Coordenadora Pedagógica Jussara Fernandes. “Os alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e da Educação no Campo também iniciam o ano letivo no dia 9”, observou a professora.
Nenhuma alteração foi feita no Calendário Escolar de 2009, afirmou Jussara. “Teremos 200 dias letivos, com uma carga horária de 800 horas; o aluno não terá prejuízos”, garantiu, acrescentando que o término do ano letivo deste ano está previsto para o dia 18 de dezembro.
Assim como o calendário escolar, a estrutura humana do Departamento Pedagógico seguirá sem mudanças. Uma avaliação feita no final do ano passado apontou resultados satisfatórios em relação ao trabalho realizado pelo Departamento.
Para acompanhar os trabalhos e preparar o corpo docente, o Departamento Pedagógico realizou uma programação, entre elas o estudo do Novo Acordo Ortográfico. O estudo aconteceu no final de 2008. Professores receberam treinamentos que visaram suprir suas necessidades no que diz respeito utilização das novas regras ortográficas.
Estão programadas para o mês de fevereiro a realização de palestras com temas atuais e de extrema relevância para os professores. Entre os assuntos abordados estarão as
Questões Étnico Raciais, Novo Acordo Ortográfico, e outros.
As palestras começam no dia 3 de fevereiro e seguirão até dia 6, na Faculdade AEMS.
NOVOS PROGRAMAS
Para 2009 estão previstas implantações de novos programas, visando a capacitação dos professores da Reme.
“É de suma importância colocarmos nossos professores a par de tudo o que acontece, é necessário que eles tenham esse acompanhamento. Estamos fechando algumas parcerias que vão nos ajudar nesse processo de qualificação de nossos profissionais”, ressaltou Jussara Fernandes.
“Neste ano, a prefeita Simone quer que busquemos ainda mais ferramentas que auxiliem nossos professores na busca por um trabalho de excelência. Queremos sempre oferecer aos nossos alunos um estrutura capaz de suprir suas necessidades de aprendizagem. Temos uma boa estrutura e o apoio, que é essencial, para realizarmos os trabalhos necessários. Com tudo isso, não há como não desenvolver um bom trabalho”, finalizou o secretário da Educação Municipal, Mário Grespan.