O aumento demográfico em determinadas regiões de Três Lagoas tem sobrecarregado algumas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), em alguns bairros da cidade. Por esse motivo, alguns pais têm encontrado dificuldades para conseguir matricular seus filhos.
Três Lagoas
Aumento demográfico sobrecarrega escolas e CEIs
Educação estima que cerca de 600 crianças estejam fora das salas de aulas por falta de vagas
Taíla Gomes Piva, mãe de duas crianças, uma de quatro e outra de cinco anos, conhece bem essa realidade. Após permanecer alguns anos fora de Três Lagoas, há dois meses ela retornou para o município e foi à procura de vaga em um CEI. Entretanto, há 15 dias ela não conseguia vaga para matricular seus filhos.
A mãe contou que foi às escolas e ao Centro de Educação Infantil nas proximidades do Jardim Nova América, bairro onde mora, mas foi informada de que não existiam vagas disponíveis. O Jornal do Povo entrou em contato com o secretário de Educação, Mário Grespan. Ele informou que estaria recebendo a mãe para providenciar vagas para os seus filhos.
Segundo o secretário, às vezes, nas unidades próximas ao local em que a pessoa reside, não existe vaga, mas em outras escolas e CEIs é possível encontrar. “Momentaneamente, podemos encontrar vagas em unidades um pouco mais distantes da casa em que a pessoa reside, mas, depois, assim que surgir vaga na escola ou CEI mais próximo, entramos em contato com os pais para que seja feita a transferência do aluno” comentou.
Grespan confirmou que em algumas regiões da cidade realmente existe dificuldade para encontrar vaga, geralmente para crianças de 4 e 5 anos. “A tendência é de que, até 2016, todas as crianças com essa idade estejam na escola. Em Três Lagoas, já estamos atendendo 98% desse público”, comentou.
Grespan informou que, em média, 600 crianças nessa faixa etária estão fora da sala de aula. Segundo ele, Três Lagoas é referência no atendimento a crianças com idade de 0 a 3 anos, mas o município ainda não conseguiu atingir a meta de 100% no atendimento a essa média de idade.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (REME) atende a 13 mil crianças. Somente nos Centros de Educação Infantil são 5.400 alunos. Neste ano, em comparação a 2012, houve um aumento de 1.040 novas vagas na REME. Para o próximo mês, está prevista a inauguração do CEI do bairro JK, que irá atender mais 240 crianças.