Transformar os leitos de UTI Covid do Hospital Auxiliadora de Três Lagoas em leitos convencionais foi um dos assuntos debatidos na sessão desta semana da Câmara Municipal.
Atualmente, o Hospital Auxiliadora dispõe de 20 leitos de UTI Covid e 10 convencionais. Somente um paciente com Covid está internado no hospital. Por outro lado, falta leitos de UTI convencionais para atender pacientes com outros problemas de saúde. Nesta semana, cinco pacientes estavam internados no Pronto Socorro do hospital devido a falta de leitos.
Segundo o diretor técnico do Hospital Auxiliadora, o médico Delson Nascimento, esse é um assunto que tem sido discutido entre os responsáveis pela contratualização do hospital. Ele explicou que os recursos foram direcionados para UTI Covid, e que o hospital não pode aplicar na habilitação dos leitos convencionais, sem que haja autorização dos entes federativos, sob pena de responder judicialmente por isso.
O médico João Gabriel Gonçalves explicou que, apesar desses pacientes estarem internados no Pronto Socorro, eles estão recebendo o mesmo atendimento que é oferecido na UTI.