A Azul Linhas Aéreas anunciou que suspenderá suas operações em Três Lagoas, a partir do dia 10 de março. A decisão foi comunicada por meio de nota enviada ao JPNews, na qual a companhia informou que a medida faz parte de um processo contínuo de reavaliação de suas bases operacionais, levando em consideração fatores como a demanda de mercado e o aumento dos custos operacionais.
Entre os motivos apontados pela empresa para a suspensão dos voos estão a crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e a disponibilidade de frota. Segundo a Azul, os passageiros impactados receberão a devida assistência conforme previsto pela Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Histórico da Azul em Três Lagoas
A Azul iniciou suas operações em Três Lagoas em fevereiro de 2021, com voos comerciais ligando a cidade ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O primeiro pouso no Aeroporto Municipal Plínio Alarcon foi realizado com um avião modelo ATR 72-600.
Nos últimos anos, a companhia já havia reduzido a frequência de voos na cidade. Até março de 2023, eram sete voos semanais para Campinas. Posteriormente, o número foi reduzido para cinco frequências semanais, com exceção das terças e quintas-feiras. Para maio do ano passado, a empresa havia programado uma média de seis voos por semana, mas agora anunciou a suspensão total das operações.
Com a saída da Azul, Três Lagoas ficará temporariamente sem voos comerciais regulares, impactando a mobilidade dos passageiros que utilizavam a rota para São Paulo e outras conexões.
Em outubro de 2020, a Passaredo também suspendeu os voos comerciais em Três Lagoas.