As características do município de Três Lagoas na carência de mão-de-obra e na absorção de pessoas qualificadas fez com que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Mato Grosso do Sul implantasse no início deste ano o Banco de Oportunidades, seguindo o projeto de interiorização prevista para 2010.
Nesta semana, o SENAC da Bahia enviou ao estado uma analista do Banco de Oportunidades para conhecer o projeto de interiorização de MS para que seja implantado no interior baiano. Ela veio a Três Lagoas acompanhada do coordenador de Campo Grande, Paulo Roberto Andrade. “A visita a Três Lagoas é do crescimento da cidade no ramo industrial, com reflexos no comércio, exigindo a preparação de mão-de-obra especializada”.
Esta formação do SENAC ocorre com a oferta de vários cursos e o posterior encaminhamento dos alunos com melhor aproveitamento. Na média do Estado, de cada 100 alunos ou ex-alunos encaminhados ao mercado de trabalho, 50 permanecem no emprego, segundo dados do SENAC da Capital. Em Três Lagoas, como o Banco de Oportunidades foi implantado há poucos meses, ainda não há dados estatísticos.
No Jornal RCN Notícias de quinta-feira (11), às 11 horas, será apresentada uma entrevista completa sobre o assunto.