As instituições bancárias pagadoras de benefícios convocaram todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social(INSS) para comparecerem até suas agências para fazer a renovação de senha/fé de vida. O prazo para comprovação vence no dia 31 de dezembro, mas com o horários especial de fim de ano das agências bancárias, a data limite é 30 de dezembro.
A renovação da senha e prova de vida é realizada para garantir que o benefício não será pago a beneficiários que já faleceram. O procedimento é obrigatório e deve acontecer anualmente. Quem não realizar a renovação pode ficar sem receber a aposentadoria em 2015.
As instituições financeiras pagadoras de benefícios estão realizando esse procedimento desde maio de 2012. Como é a primeira vez que o processo está sendo realizado, o INSS prorrogou o prazo até dezembro deste ano para as instituições bancárias concluírem essa renovação.
Quem já compareceu a agência bancária desde que o cadastramento começou, não precisa realizar outra prova de vida.
Dos 4,7 milhões de beneficiários (15% do total dos 31,2 milhões de benefícios ativos da Previdência Social) que ainda não realizaram a renovação de senha/fé de vida, 97% (4,5 milhões de benefícios) são segurados que recebem por meio de conta corrente e devem, obrigatoriamente, fazer a renovação.
Não é necessário ir a uma Agência da Previdência Social. Para facilitar a vida do cidadão, a renovação de senha/fé de vida é feita diretamente no banco em que ele recebe o dinheiro. Aqueles que recebem por meio de cartão magnético e ainda não realizaram o procedimento também têm até 31 de dezembro para fazê-lo.
É preciso levar até a agência, o documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH, entre outros).
Abertura dos bancos
Para fazer a renovação da senha e comprovação de vida, os beneficiários devem ficar atentos aos horários de abertura das agências bancarias:
As agências bancárias de Três Lagoas atendem em horário especial no dia 24 de dezembro, véspera do Natal, funcionando das 8 horas até as 10 horas. No dia 25 as agências não abrem. No dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, os bancos não funcionarão com o retorno do atendimento ao público somente no dia 2 de janeiro de 2015.