ma das mulheres mais poderosas do Brasil, Janete Vaz, eleita com esse título por duas vezes consecuticas pela Revista Forbes, voltou esta semana a Campo Grande para falar sobre o mundo dos negócios. Fundadora do Grupo Sabin, empresa da área de medicina diagnóstica, presente em 72 cidades brasileiras e com mais de 6 mil colaboradores, Janete por duas vezes concedeu entrevista à rádio CBN Campo Grande, que integra o Grupo RCN de Comunicação. A reportagem do JP reuniu as principais falas da empresária sobre os desafios da gestão de um negócio e o papel das mulheres nesse meio.
Quais os desafios que você enfrentou em relação à gestão do grupo Sabin, desde que você o fundou, principalmente, sendo uma mulher no meio da área de negócios?
janete Em 1984, época ainda de Regime Militar, passamos por nove planos econômicos, uma inflação altíssima, e aprendemos muito naqueles 15 primeiros anos. Costumo dizer que foram anos de consolidação, de construir uma base forte. Éramos duas mulheres e começamos jovens. Eu tinha 29 anos e a minha sócia, Sandra , 32. Cheguei em Brasília com um diploma, um sonho. Era recém-formada, recém-casada. Eu já cheguei com vontade de abrir meu negócio. Esse era o meu propósito em Brasília quando nós começamos. Eu sou de Anápolis, Goiás. Mas, tenho muito orgulho também de, hoje, olhar para trás e ver que uma menina saiu de Goiás e conseguiu vencer. A primeira unidade [do grupo Sabin], tinha 40 metros quadrados e nós começamos com três funcionários. Hoje, estamos com 323 unidades de negócio em 72 cidades no Brasil, em todas as regiões. Temos 6,5 mil colaboradores e atendemos uma média de 25 mil a 35 mil pacientes por dia. Eu tenho uma história de aprendizado com meu pai, eu nasci na fazenda e morei até os 10 anos de idade. E eu aprendi fazer negócio no alpendre da casa da fazenda. Meu pai nunca tirou filho de perto para vender boi. Omeu pai era a minha referência. Papai enfartou com 50 anos de idade e faleceu aos 63. E durante a vida, ele ensinou matemática e física, ele tinha segundo ano primário. Ele era um autodidata para todos os seis filhos, até todos passarem no vestibular. E o papai falava, ‘sua palavra vale mais do que sua assinatura’. Ele trazia planejamento estratégico na visão dele, do homem da roça, da fazenda. Ele falava que se você quer ter uma boa safra, que são os nossos resultados, você precisa de escolher muito bem a semente. Preparar muito bem a terra, olhar o tempo da chuva para você ter uma boa safra. E assim nós fazemos hoje o nosso planejamento estratégico.
Qual é o segredo para chegar em bons resultados?
janete Eu acho que isso é gestão, é propósito, é você traçar o que quer. Qual futuro você desenha? Em 2010 nós desenhamos nosso crescimento e seguimos essa trilha. Então, é preciso fazer um planejamento estratégico. Nós chamamos de construtores do futuro. Você desenhar tudo isso e ter uma equipe de líderes que conseguem levar adiante o planejamento, não tem erro.
Você já recebeu diversos prêmios, entre eles, o de “mulheres que fazem a diferença”. Finalmente, podemos comemorar títulos assim?
janete As mulheres sempre fizeram a diferença, as pessoas é que não observaram. As mulheres sempre doaram aquilo que têm de melhor. Dentro da mulher, fisiologicamente, biologicamente, há essa estrutura de fazer a diferença, de olhar o todo. Ela sabe, por exemplo, quando o filho não está bem. E quando falamos das organizações, esse valor da diversidade dentro desses locais trouxe melhores resultados financeiros. Então, as mulheres, com a sua construção, com a sua vontade de fazer acontecer, trazem valores diferenciados dos homens. Eu falo que a empresa que não permite que a mulher realize todos os seus sonhos, inclusive o da maternidade, está perdendo o seu espaço. Uma mulher quer deixar de herança para o filho, aquilo que ela tem de melhor, que não é o financeiro. Ela quer ter orgulho, quer que o filho cresça. É assim o potencial de uma mulher, de uma executiva.
Qual o melhor caminho para se exercer a liderança nos dias atuais?
janete O caminho é onde você tem planejamento, pessoas e processos. Quando você faz esses três pilares, consegue desenhar uma expansão baseada em conhecimento daquilo que se faz. Buscar inovação é essencial, ter respeito com o cliente, cumprindo os contratos que você tem com ele. Você ter as pessoas no centro da estratégia da organização. É você ter o cliente recebendo aquilo que ele buscou dentro da sua organização.