Para a maioria dos adolescentes, o ambiente escolar é como uma segunda casa, é o local onde eles passam a maior parte do seu tempo, e desenvolvem diversas habilidades, como as sociais e emocionais.
As relações desenvolvidas nesse ambiente, principalmente entre professor e aluno, podem ser essenciais para um melhor engajamento escolar desses estudantes.
Uma pesquisa realizada pela Professora Doutora Associada da USP, Carmem Beatriz, e pela psicóloga pela USP, Mariana Risso, mostra justamente qual a importância desse vínculo. A pesquisa será publicada neste ano, e nela foi realizada uma investigação para entender qual a associação entre a relação professor aluno e o desempenho escolar.
Como colocado no estudo, “a relação professor e seu aluno exerce papel fundamental em um maior engajamento e desempenho escolar dos estudantes, menores riscos de fracasso escolar, desenvolvimento social, emocional e cognitivo, maior satisfação com o ambiente escolar, maior sentimento de pertencimento à escola, menores quantidades de faltas escolares, suspensões e abandono escolar”.
O estudo aponta que o bom desempenho escolar, para o adolescente, está relacionado a conquistas profissionais e posição no mercado de trabalho, portanto, a pressão exercida pela família, colegas e por si mesmos para atingir um ótimo podem levar ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade e sofrimento emocional desses jovens. Por isso, o apoio dos professores é tão importante.
Confira a reportagem completa: