O Corpo de Bombeiros Militar realizou na última sexta-feira (3) a formatura de 40 oficiais nos cursos Superior de Bombeiros Militares (CSBM) e de Aperfeiçoamento de Oficiais Bombeiros Militares (CAOBM). A solenidade aconteceu no auditório Germano de Barros, do Centro de Convenções Rubéns Gil de Camillo, e contou com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.
Três Lagoas
Bombeiros capacita 40 profissionais em curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Bombeiros
Cursos e principalmente a quantidade de oficiais formados são de grande relevância para a instituição
Ao iniciar suas palavras, o secretário Wantuir Jacini parabenizou os formandos, reafirmando a importância da capacitação do efetivo em sua gestão frente à Sejusp. “Desde 2007, já realizamos mais de 1300 cursos entre formação e capacitação, em todas as instituições que integram a Sejusp e não pretendemos parar”, disse. “Quanto mais capacitados estiverem, os bombeiros terão melhor capacidade de resposta à sociedade”, concluiu o secretário.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, os cursos e principalmente a quantidade de oficiais formados são de grande relevância para a instituição. Anteriormente, os oficiais eram designados para frequentar esses cursos fora do Estado, em outras instituições e por conta desse deslocamento, a quantidade de participantes era sempre pequena, de dois a cinco oficiais. “Da forma como o curso foi aplicado, não alterou muito a rotina do participante e representou para o Estado uma economia, evitando o deslocamento dos profissionais para outras localidades. Além do que, por conta do número de participantes, permitiu unificar as instruções, padronizando o conhecimento”, explicou Ociel.
Segundo a instituição, os cursos visam capacitar, atualizar e ampliar os conhecimentos estratégicos e administrativos dos oficiais superiores e intermediários da Corporação e correspondem para o CSBM, pós-graduação “Lato Sensu” em Gestão Estratégica de Segurança Pública e para o CAO, pós-graduação “Lato Sensu” em Gestão de Segurança Pública. Foram ministrados pela Instituição de Ensino Superior Unitoledo, através de convênio com o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Durante a solenidade de formatura, receberam homenagens as três primeiras colocadas do curso CAOBM, que foram: major Tatiane Dias de Oliveira Inoue, major BM Carla Rouledo Moretti Leite e capitã Geísa Maria Rodrigues Ferreira. Os três primeiros colocados do curso CSBM foram o tenente-coronel, Edilison Zanlucas, major Artêmison Monteiro de Barros e major Jonatas Duarte Passos.