Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Bombeiros registram 40 ocorrências de queimadas em apenas uma semana

Moradores reclamam de focos de incêndio em diversos bairros de Três Lagoas

 - Reprodução/TVC
- Reprodução/TVC

Em apenas uma semana o Corpo de Bombeiros registrou 40 ocorrências de queimadas em Três Lagoas. Os incêndios são localizados em terrenos baldios, espalhados em diversos bairros da cidade, pastagens e área de vegetação. O número de focos de incêndio no perímetro urbano já soma 173, entre janeiro e abril deste ano, e é agravado pelo tempo seco e altas temperaturas.

Nesta quarta-feira (20), por exemplo, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas foram acionados por moradores de diferentes pontos da cidade por conta de queimadas em terrenos. Diariamente, segundo a instituição, são recebidas, em média, 10 denúncias sobre incêndio.

“Não tem como atender todas as chamadas e sempre damos prioridade para os casos considerados mais complicados e graves. As equipes do Corpo de Bombeiros tem realizado um trabalho intenso de combate ao fogo e estão na rua praticamente o dia todo. Porém, não é possível atender tudo”, declarou o subtenente do Corpo de Bombeiros, Marco Túlio Ramos.

Os incêndios podem agravar problemas de e gerar outros transtornos, como a fuligem e a fumaça. A moradora Vera Moraes reclama que nesta terça-feira, a área da residência onde mora ficou praticamente coberta por fuligens causadas por foco de queimada no terreno abandonado pelo vizinho, no bairro Quinta da Lagoa.

“Passei o dia todo tentando limpar a casa que ficou toda suja por conta dessa queimada. Fora a fumaça que cobriu toda a rua”, relatou.

Nos bairros Vila Piloto, São Carlos, Alvorada e até próximo à Lagoa Maior, moradores também denunciam haver diariamente incêndios em áreas cobertas pelo mato. Na área urbana, as queimadas são proibidas o ano todo e a multa aos donos de propriedades que pegaram fogo é de R$ 413, no município.

Até o momento, seis proprietários de terrenos, que tiveram registros de incêndio, foram multados por fiscais da prefeitura. Em 2015, foram aplicadas 54 multas.