O Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), promovido pelo Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, será encerrado com a simulação de duas situações de risco. O evento, que acontece às 9h de hoje, em frente ao quartel da corporação, irá apresentar aos formandos a situação de um vazamento de produtos químicos e também um acidente envolvendo um ônibus com várias vítimas.
Três Lagoas
Bombeiros simulam acidentes em encerramento de curso
A simulação visa permitir que os participantes, 37 alunos ao todo, coloquem em prática tudo o que aprenderam nesses três dias de curso, cujo objetivo é garantir que as pessoas saibam como agir em situações de acidentes em grandes escalas. Os dois veículos utilizados na simulação, um caminhão e um ônibus, foram cedidos por empresas parceiras dos bombeiros. A operação de resgate e controle da situação será coordenada pelas instrutoras do curso.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a ação ainda contará com a participação de alunos da escola municipal Filinto Müller.
O curso é ministrado pela coordenação do SCI, de Campo Grande. Em Três Lagoas, as aulas aconteceram nas instalações do Sest/Senat e contaram com a participação de duas instrutoras, as oficiais major Tatiane Dias de Oliveira e capitã Geisa Maria Rodrigues Ferreira, do Corpo de Bombeiros da capital.
Já entre os alunos, estão membros de órgãos federais, como Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal; municipais (Polícia Militar e agentes de trânsito) e também do setor privado. Entre eles, funcionários de empresas como Cargill, Fibria e Eldorado.
“O SCI é uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos independente das barreiras jurisdicionais”, informou a corporação.